O Conselho Universitário – CONSUN da UFMA reuniu-se hoje, sob a presidência da atual Reitora, Nair Portela, para discutir uma proposta de Resolução da APRUMA sobre as eleições para a Reitoria da Instituição, que acontecerão nos próximos meses.

O foco da proposta da APRUMA, que inicialmente contava com o apoio da Reitora Nair Portela e de seu combalido grupo, era eliminar sumariamente a possibilidade de que Natalino Salgado pudesse disputar o pleito eleitoral próximo. Atacavam sua idade, afastamento para pós-doutorado (que acaba antes da eleição), entre outros fatores. A norma era a carapuça pronta e vestida no ex-gestor.

Foi grande a polêmica em torno da matéria, tanto na comunidade acadêmica quanto no público em geral, tendo havido forte repercussão na imprensa local, o que provocou recuo de Portela e o isolamento da APRUMA em uma derrota acachapante, que serviu de teste de forças e de articulação entre os grupos que disputam o poder da mais importante instituição de ensino do Maranhão.

Respaldado em uma grande gestão, marcada pela expansão e modernização da universidade, amplamente reconhecida pelo público acadêmico e em todo o Maranhão – principalmente em virtude da interiorização da UFMA – Natalino Salgado manteve apoios importantes mesmo fora do poder, demonstrando sua capacidade de articulação e diálogo com as diversas intuições e correntes cuja força política decide os rumos da UFMA.

Por outro lado, é grande o desgaste da atual gestão que até para ser considerada ser ruim precisa melhorar muito. Como regra na Ciência Política, o apoio tóxico de um mau governante funciona como cerca velha. Assim, os candidatos lançados em balões de ensaio por Portela vão caindo um a um.

A APRUMA, por sua vez, em um completo deserto de ideias, nomes e descendo a ladeira como carro desgovernado, apoia-se aos candidatos de Nair Portela na expectativa de barrar o retorno de Natalino Salgado.

A disputa pela Reitoria da UFMA vai, assim, tomando jeito de corrida de obstáculos, em que manobras que visam atacar diretamente Natalino Salgado tentam desesperadamente criar uma disputa sem o ex-reitor, na esperança de que no vazio de lideranças, novos postes possam emergir.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.