A Universidade Federal do Maranhão obteve conceitos muito positivos e foi avaliada com a nota 4, em uma escala de 1 a 5, no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), indicador de qualidade para os cursos de graduação que foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. O resultado foi divulgado na tarde de quarta-feira, 11, pelo Ministério da Educação (MEC).

Os cursos avaliados no ano de 2018 na prova do Enade foram os do ciclo vermelho, que são das áreas das Ciências Humanas e Ciências Sociais. Ao todo, foram 12 cursos da UFMA, campus de São Luís e de Imperatriz, que tiveram conceitos positivos maiores ou iguais a 3. “Nesse ciclo, especificamente, foram 2.052 instituições avaliadas no Brasil e 8.520 cursos, então é um contingente representativo até porque estamos muito bem representados por diversas áreas do conhecimento, como Direito, Administração, Serviço Social, Ciências Contábeis, Turismo, Design, entre outras”, comentou o procurador institucional, Romildo Sampaio.

Do total de 12 cursos da UFMA, quatro conseguiram a nota máxima na prova do Enade: Direito, Serviço Social, Turismo e Administração. “Para a composição desse indicador é avaliado não apenas a nota do Enade, mas outros fatores, como o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); a avaliação do corpo docente, que é o percentual de professores com mestrado e doutorado no curso; e, também, a percepção do aluno em relação ao curso. Esses quatro indicadores compõem o CPC”, explicou Romildo.

A pró-reitora de Ensino Isabel Ibarra falou do ótimo desempenho dos cursos. “Nós estamos cada vez mais aumentando nossos indicadores de qualidade. Foram 5% a mais com relação a 2017 com avaliação positiva. Isso faz parte de uma campanha que nós começamos a aplicar, trabalhando diretamente com os cursos. Esse sucesso tem a ver com o compromisso que esses cursos estão tendo com relação a essas provas”, ressaltou.

Ela ainda afirmou que esse processo realizado em conjunto com os cursos é o principal indicativo de melhora da Universidade. “Cada curso quer se sentir orgulhoso por ser um curso bem avaliado. Eles entram em uma competição leal para suas melhorias. É uma necessidade que eles têm de mostrar que seus docentes estão cada vez mais qualificados e têm uma preocupação com a formação dos seus alunos. Tudo isso vai resultar possivelmente nos próximos indicadores, do jeito que estamos trabalhando, para obtenção da nota máxima para a instituição”, afirmou.

Conquista para todos

A coordenadora do curso de Serviço Social da UFMA, Aurora Amélia Brito de Miranda, ressaltou que a conquista da nota máxima do Enade que contribuiu para o excelente desempenho da Universidade no CPC, é uma conquista atribuída a toda a comunidade acadêmica, desde os alunos e professores até a gestão da Universidade.

“Serviço Social foi um dos cursos que tirou nota máxima no Enade e houve um esforço muito grande dos professores, dos próprios alunos que têm se empenhado e claro, da gestão da Universidade que se esforçou para que alcançássemos este resultado. Nós temos um corpo docente qualificado, com doutorado, dedicação exclusiva, desenvolvimento de pesquisa e extensão, então há um comprometimento dos professores e da própria gestão”, declarou.

Essa emoção também foi compartilhada pelo coordenador do curso de Direito, Alexsandro Rahbani Aragão Feijó, que destacou a parceria e a dedicação dos professores, estudantes e técnicos que foram fundamentais para que a Instituição alcançasse o bom desempenho no CPC.

“O bom desempenho do curso de Direito e da própria UFMA vem de encontro a um trabalho desenvolvido pelos seus docentes e discentes bem como, técnicos-administrativos, que há muito tempo empenham esforços no sentido de que tenhamos o melhor ensino com a melhor preparação pedagógica profissional para os nossos alunos. Essa nota realça todo o esforço e esmero no sentido de que tragamos a excelência para a Universidade”, finalizou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...
A solidariedade e a fraternidade sempre estiveram presentes na gestão de Fábio Gentil, haja vista que ...
Rede Brasil News O primeiro emprego é uma experiência crucial na vida de adolescentes e jovens ...
Inaugurada no último final de semana, no município de Fernando Falcão, uma estrada vicinal de 17 ...
O fato aconteceu nesta manhã quando o militar perdeu o controle do seu veículo, bateu em ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.