Imagem ilustrativa. Para cessar entre na página do Mundo PositivoImagem ilustrativa. Para cessar entre na página do Mundo Positivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcou um fim de semana repleto de estudo, correria, pessoas barradas nos portões, abstenções, surpresas durante a prova e até eliminação de candidatos durante a aplicação dos testes.

Segundo o ministro da Educação Henrique Paim, cerca de 2,4 milhões de inscritos não compareceram ao Enem, o que equivale 28,64% do total de concorrentes. Além disso, 1.519 foram eliminados por desrespeitarem alguma das regras, sendo 236 pessoas por terem usado o celular de modo indevido.

Ainda de acordo com Paim, no Ceará, uma candidata entrou em trabalho de parto durante a prova e, em Pernambuco, Edivania Florinda de Assis faleceu ao chegar ao local do exame. A mulher recebeu os primeiros socorros na hora, porém, não resistiu. A causa da morte ainda não foi divulgada.

E como ocorre todo ano, dezenas de jovens e adultos ficaram para fora das instituições onde as provas seriam aplicadas, por chegarem depois do horário. Entre os problemas apontados, a falta de ônibus, trânsito, distração ao confundir os nomes das escolas e falta de lugar para estacionar, ocasionaram a demora dos candidatos.

Inesperado

Entre as surpresas do Enem, o tema da prova foi o principal. Quem esperava encontrar assuntos como a falta de água, Copa do Mundo, eleições ou os 50 anos do golpe militar, decepcionou-se. Publicidade infantil foi o tópico proposto para ser desenvolvido, no domingo (9).

Correção da prova

Quem quiser conferir as questões abordadas no exame e corrigi-las, o Enem Blog, do site Educacional, disponibiliza a correção comentada de cada pergunta e assunto abordado nos dois dias de prova, separadas pelas cores dos cadernos distribuídos aos candidatos. (Clique aqui para acessar o gabarito)

Acesse também pelo celular aqui.

Gabarito Oficial

O gabarito oficial será divulgado até quarta-feira (12). Já o resultado individual estará disponível em janeiro de 2015.

Fonte: Mundo Positivo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.