A capacidade cognitiva, psíquica ou mental de uma pessoa, pode ser afetada por transtornos psicológicos, gerando incapacidade de trabalhar.

Assim, as doenças que geram referidos transtornos podem garantir ao indivíduo o auxílio-doença ou até mesmo aposentadoria por invalidez.

Quanto ao auxílio-doença, as doenças mais comuns são as seguintes: episódios depressivos, transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool, transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de cocaína, transtornos ansiosos, transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas, transtorno afetivo bipolar, transtorno depressivo recorrente e “reações ao ”stress” grave e transtornos de adaptação”.

O acesso ao auxílio-doença depende do preenchimento de determinados requisitos, estes que ora mencionamos: carência (contribuição de pelo menos 12 meses ao INSS), qualidade de segurado (período em que o indivíduo tem o direito a pedir o auxílio-doença) e incapacidade laboral (afastamento do trabalho por pelo menos 15 dias).

Já a garantia de aposentadoria por invalidez pode ser gerada se a pessoa tiver, por exemplo, transtorno afetivo bipolar, episódios depressivos, depressão, psicose não-orgânica não especificada, transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool, esquizofrenia e diversos transtornos mentais devido à lesão e disfunção cerebral e a doenças físicas.

O acesso a aposentadoria por invalidez depende do preenchimento de determinados requisitos, estes que especificamos: carência (contribuição de pelo menos 12 meses ao INSS), qualidade de segurado (período em que o indivíduo tem o direito a pedir o auxílio-doença) e incapacidade laboral (ser permanentemente incapaz de trabalhar em qualquer tipo de função).

Fonte: Lei Federal de nº 8213, de 24 de julho de 1991.

Dr Alex Borralho


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um grande mutirão de cirurgias de catarata e pterígio foi realizado no hospital Santa Filomena, em ...
O período para solicitação de isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino ...
Blog do Jorge Vieira As intensas chuvas que têm caído sobre São Luís nos últimos dias ...
Por decisão unânime, a Câmara Municipal de Vereadores de Fernando Falcão aprovou a concessão do título ...
Este domingo (14), ficará marcado na história de Tuntum, pois ficará marcado pela a dedicação a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.