PM escreve carta aos familiares e recorre ao suicídio no Maranhão

    Blog Me Informo

    O soldado da polícia militar do Maranhão Francisco das Chagas Oliveira de Almeida foi encontrado morto nesta quinta-feira (10) em sua residência, em Timon. O corpo já estava em estado avançado de decomposição e tudo indica que se tratou de um suicídio.

    Ao lado do corpo do militar, que ingressou na corporação no ano de 2017, ele deixou uma carta direcionada aos familiares. “Hoje chegou ao fim de uma passagem, uma fase, um ciclo aqui na terra”, escreveu F. Almeida na carta assinada no dia 07 de novembro. O militar sofria de depressão.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Setembro Amarelo – Atividade física libera endorfina e é eficaz no combate à depressão

    “Além da melhora do condicionamento físico, aperfeiçoa a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral”, comenta Vanessa Menache, preparadora física da AV Treinamento Inteligente”

    A depressão afeta mais de 320 milhões de pessoas no mundo, ou seja, 4,4% da população, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018. Ainda conforme a organização, o Brasil é responsável pela maior taxa da doença na América Latina: 5,8% dos habitantes sofrem com este mal.

    Desde 2015, o mês de setembro é dedicado à campanha “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 90% dos óbitos por suicídio estão ligados a doenças como depressão, distúrbios por uso de substâncias, esquizofrenia e transtornos de ansiedade.

    Diante deste cenário, muitas pessoas acreditam que a única alternativa é tratar com medicamentos. O que elas desconhecem, porém, é que a atividade física serve como um importante aliado no combate à depressão. Um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, constatou que praticar atividades físicas de 20 a 30 minutos por dia pode afastar a depressão em longo prazo.

    Segundo a preparadora física e sócia diretora da AV Treinamento Inteligente, Vanessa Menache, a prática de exercícios físicos, de qualquer tipo, possui inúmeros benefícios. Além da melhora do condicionamento físico, eles também contribuem com o aperfeiçoamento da capacidade cognitiva e diminuem os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. “O programa de treinamento funcional, por exemplo, estimula a superação de forma gradativa em um processo que traz a necessidade de atenção ao momento, envolvendo corpo e mente na execução de movimentos. Dessa forma, acaba por tirar o foco dos sentimentos causadores de estresse e ansiedade”, informa Vanessa.

    A ciência confirma o poder da atividade física para o bem-estar psicológico. Experimentos recentes mostram que praticar uma atividade física também estimula o crescimento de células nervosas no hipocampo, região do cérebro que rege a memória e o humor. “É tão benéfica a ponto de o exercício virar prescrição para pessoas deprimidas, agregado à psicoterapia e aos medicamentos”, comenta a personal trainer.

    Ela ainda explica que, durante e após uma sessão de treinamento funcional, há liberação de endorfina que tem uma potente ação analgésica e, ao ser liberada, gera sensação de bem estar, conforto, alegria e melhora do humor. “Além disso, o estímulo e o aumento da circulação sanguínea tem sido um grande aliado no progresso das funções cognitivas, de humor, memória e aprendizagem”.

    Importante ressaltar que as atividades físicas atuam como adicionais no combate à depressão e ansiedade e devem estar vinculadas ao acompanhamento de profissionais especializados, como educadores físicos, médicos e psicólogos.

    Vanessa Menache – Graduada desde 1998 pela UnG e desde então atua como Personal Trainer, com vasta experiência em Treinamento Funcional desde 2008. Especialista em Pilates com formação completa pela Stott Pilates desde 2009. Preparadora física de atletas e pessoas que visam longevidade com qualidade de vida. Especialista em alongamento postural método TMS desde 2004 UniFMU. Especialista em Treinamento Funcional pelo método Core 360 desde 2008. Pós-graduada em biomecânica do exercício em 2016 CEFIT. Certificada no método FMS (Functional Movement Screen). Sócia diretora da AV Treinamento Inteligente.

    Treinamento Inteligente – Localizado no bairro do Itaim Bibi, na capital paulista, o espaço conta com um time de profissionais altamente qualificados e especializados em treinamento funcional embasados no Sistema Core 360.  O estúdio oferece aos seus clientes um programa de treino customizado por meio do relacionamento interdisciplinar e interação com os diversos profissionais da área da saúde como Medicina Esportiva, Nutrição, Fisioterapia e Terapeutas. Site: http://treinamentointeligente.com.bR

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Dia Estadual de Combate à Depressão será marcado por rodada de debates

    O deputado estadual Fábio Macedo (PDT) promoverá, na próxima sexta-feira (13), às 19h, no Espaço Renascença (Renascença II), a rodada de debates “Dialogando sobre a Depressão”, iniciativa que integra um projeto mais amplo intitulado “Cuidando de Vidas”.

    O evento, organizado para marcar o Dia Estadual de Combate à Depressão (13 de Setembro), contará com a participação do jornalista e ex-apresentador do programa Bem Estar (Rede Globo), Fernando Rocha, da ex-BBB Fani Pacheco, do cantor Tony Guerra e dos influenciadores digitais Thaynara OG e David Brazil. Além deles, participarão a psicóloga Sandra Ory e o psiquiatra Gilberto Sousa Alves, renomados profissionais da área de saúde mental.

    Os ingressos que garantirão o acesso ao evento podem ser trocados por um pacote de leite em pó na Bilheteria Digital (Rio Anil Shopping, Shopping da Ilha e Golden Shopping). As doações serão destinadas a instituições que cuidam da saúde mental da população.

    O deputado Fábio Macedo é autor das leis 11.072, que institui o Programa de Auxílio Psicológico à Depressão, 11.073, que institui a Política de Atenção, Acompanhamento e Tratamento do Alcoolismo entre Homens e Mulheres, e 11.079, que cria o Dia Estadual de Combate à Depressão (13 de Setembro).

    A depressão

    É uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa que se torna apática, triste, desanimada, com baixa autoestima e pessimismo, perdendo inclusive o apetite. Ela não escolhe profissão, raça ou condição financeira.

    Segundo estima a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge cerca de 300 milhões de pessoas. A doença figura como principal causa de incapacitação no mundo e com grande chance de se tornar a segunda maior carga de doença até 2030.

    O tratamento é feito com auxílio médico-profissional, por meio de medicamentos e acompanhamento terapêutico, conforme cada caso. O apoio da família é fundamental.

    O atendimento à depressão é apontado como desafio para a área da saúde pública. O plano de Ação Global de Saúde Mental 2013-2020 da OMS fortaleceu a concepção de que o atendimento à saúde mental deve ser feito em centros comunitários de atenção à saúde. Dessa forma, o atendimento à depressão é sustentado por um conjunto de políticas que possibilita construir modelo de atenção que visa ao atendimento integral do usuário.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.