Por Metrópoles

A comprovação de que a dexametasona reduz a incidência de morte por Covid-19 em pacientes que apresentaram quadros graves da doença foi comemorada, nesta quarta-feira (17/06), pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O órgão considerou a descoberta dos pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido, como um “avanço científico” no combate à pandemia. O tratamento com o corticoide representou redução de mortes de 35% no grupo de pacientes que utilizaram respiradores e de 20% para os que precisaram de outro tipo de suporte respiratório, de acordo com dados divulgados pelos pesquisadores. As informações, entretanto, ainda não foram publicados em revista científica.

“É o primeiro tratamento comprovado que reduz a mortalidade em pacientes. São ótimas notícias e congratulo o governo britânico, a Universidade de Oxford e os muitos hospitais e pacientes no Reino Unido que contribuíram para esse avanço científico capaz de salvar vidas”, comemorou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Vale ressaltar que o estudo de Oxford mostrou benefícios do tratamento para pacientes graves de Covid-19, mas não houve diferenças em relação aos quadros mais leves da doença.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido anunciou que o corticoide será incluído no protocolo de tratamento da Covid-19. O Brasil também trabalha em uma pesquisa sobre a eficácia da dexametasona. Um estudo coordenado pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Aché Laboratórios, está em andamento com pacientes internados em 40 unidades hospitalares do país.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A atual namorada do prefeito de Coroatá, Thellys Sousa, caiu na madrugada de segunda (16) de ...
Na manhã desta quarta-feira(17), uma operação da Polícia Civil do Maranhão, resultou no cumprimento de dois ...
Prefeitura de São Luís terá um mês para informar quais providências serão adotadas O Ministério Público ...
A deputada evangélica Mical Damasceno defendeu que a mulher seja submissa ao homem e propôs encher ...
Por Blog do Louremar Estou voltando com um dos mais visitados e comentados blogs do Maranhão ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.