A Prefeitura de Godofredo Viana anunciou a programação cultural e artística do Círio de Nazaré 2019, evento tradicional da cidade e que se configura como a maior festa de fé e devoção da região do Litoral Maranhense.

As atrações irão se apresentar, a partir desta sexta-feira (18) até domingo (20), na Praça de Eventos da sede do município.

A gestão do Prefeito Sissi Viana preparou uma vasta programação que animará o público e que é composta, por exemplo, de apresentações com aparelhagens de som; Bandas D Lore Prazeres e Batidão do Melody; e o tradicional Bloco Pingunçus de Outubro.

Este ano, o Círio chega a sua 43ª edição.

Amanhã, a programação religiosa contará com Romaria Automotiva, a partir das 16 h, com saída da Capela Nossa Senhora das Dores.

No sábado (19), a programação começa com a celebração do Batismo, às 16h. Às 19h30, será celebrada missa na Igreja Matriz. Já a partir da 20h30, acontece a transladação da imagem da Igreja Matriz até a Capela de Santo Antônio na Aviação.

A tradicional procissão, no domingo, sofrerá alterações no seu percurso. Sairá da Capela de Santo Antônio, no Bairro da Aviação, e seguirá pelas principais ruas e avenidas da cidade. Uma outra mudança no trajeto será na avenida João Jorge Filho, onde os fiéis percorrerão o trajeto passando pela rua Antonio Dino, saindo enfrente o Centro de Saúde Aprígio e seguindo então até a Praça da Matriz.

Histórico – Em setembro de 1975, Padre Franco Ausânia, vigário paroquial, participou do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Luís Domingues para copiar o modelo para poder realizar o primeiro Círio em Godofredo Viana. No ano seguinte, formou-se uma Diretoria composta por: Alcina Farias, Albertina, Francilino, Jamilia, José Ribeiro, Manoel Mandú, Santa Cirino, Sinhá e o próprio Pe. Franco Ausânia, e foram criados grupos para animar as coreografias tradicionais da procissão.

Na época foram formadas duas caravanas, sendo uma de Belém e outra de São Luís, vinham com o intuito de participar da parte religiosa da festa, pois a maioria eram pessoas filhas da cidade ou que possuíam parentes e amigos na mesma, por isso aproveitavam o momento para também fazer um reencontro com os parentes e amigos.

De certa forma o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é hoje um grande momento festivo na vida do povo de Godofredo Viana, que se consagrou uma das maiores festa religiosa da região que é realizada no último final de semana de outubro onde leva milhares de fiéis nas ruas da cidade, é entendida, como uma das manifestações mais significativas das expressões de festa religiosa e pela qual se propõe fazer uma leitura da sociedade e da cultura.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.