JP Turismo 


Movimento, que ocorre de 04 a 12 de setembro em São Luís, vai conectar cultura, turismo e economia criativa

A menos de um mês da realização do primeiro Mobiliza São Luís, movimento que vai transformar a capital maranhense na Ilha da Criatividade, diversos empreendedores criativos e organizações que atuam, principalmente, na cultura, no turismo e na indústria criativa estão em plena fase de alinhamento das atividades que farão parte da programação, de 04 a 12 de setembro, em vários pontos da cidade.

Designers e quadrinhistas apresentam as iniciativas que irão executar durante o Mobiliza SLZ – Foto: Divulgação
Designers e quadrinhistas apresentam as iniciativas que irão executar durante o Mobiliza SLZ – Foto: Divulgação

“O nosso intuito é conectar todas essas pessoas e organizações dos eixos temáticos da cultura, turismo e economia criativa, dar oportunidade às empresas, aos empreendedores, artistas, produtores culturais, grupos e movimentos independentes participantes. Esse vínculo é a semente de grandes e excelentes frutos para a economia ludovicense”, destaca Danielle Abreu, coordenadora do Mobiliza SLZ.

Idealizador do movimento, o Sebrae Maranhão aposta no Mobiliza como uma importante ferramenta nesta retomada da economia. “Com o Mobiliza SLZ, nós vamos apresentar ampliar o alcance e a percepção do público para a importância da indústria criativa, da cultura e do turismo enquanto setores com grande potencial para atração de investimentos”, analisa Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae-MA.

Programação

Ao todo, 84 eventos e ações, nos mais variados formatos, estão programados para o período. Um deles é Festival Gastronômico #MobilizaSãoLuís, uma iniciativa do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares do Maranhão (Sindebares) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “O Festival vai incentivar os estabelecimentos filiados a criar ou nomear pratos do cardápio com o nome #MobilizaSLZ, para enaltecer a culinária maranhense”, frisa Camila di Minda, presidente do Sindebares.

Outra atividade que já está causando grande expectativa é o desafio “DoDesign_aoProduto”, idealizado pela agência Quadrante Brasil e a Casa da Árvore Coworking.

“Serão dois dias de imersão total, num desafio criativo e de muita mão na massa, para quem ama construir seus próprios produtos! A equipe campeã vai receber consultoria de design estratégico para implantação no mercado, horas de mentoria e suporte na fabricação da peça”, explica o designer Marcelo Figueirêdo, da Quadrante Brasil.

Organização do Mobiliza SLZ comemora sucesso de adesões aos movimento que vai conectar cultura, turismo e economia criativa de 04 a 12 de setembro, em São Luís – Foto: Divulgação
Organização do Mobiliza SLZ comemora sucesso de adesões aos movimento que vai conectar cultura, turismo e economia criativa de 04 a 12 de setembro, em São Luís – Foto: Divulgação

Além das iniciativas de criativos autônomos e empresas já mobilizadas, o Mobiliza vai contar com diversas ações do poder público também, a exemplo do lançamento do roteiro turístico “São Luís Criativa”, que vai ocorrer no dia 04 de setembro.

Liderada pela Secretaria Municipal de Turismo, a iniciativa vai ser apresentada no formato de tour guiada e vai explorar novos espaços e atrativos do Centro Histórico da capital. Entre os pontos de paradas do passeio estão, por exemplo, a Pedra da Memória, Praça Manoel Beckman, cabeceira da Ponte do São Francisco e antiga sede da RFFSA.

A prévia da programação foi apresentada no início deste mês, durante a segunda edição do “Conexão Mobiliza”, encontro entre os criativos que serviu para afinar ainda mais a sintonia entre as organizações já mobilizadas.

A programação completa pode ser vista no site www.mobilizaslz.com.br e também acompanhada nas redes sociais: @mobilizasaoluis.

O Mobiliza São Luís, o movimento que vai marcar a história da economia ludovicense, é uma iniciativa do Sebrae Maranhão e parceiros, como a Prefeitura de São Luís e a Associação Comercial do Maranhão.

Serviço

O quê: Mobiliza SLZ

Quando: 04 a 12 de setembro

Onde: Centralidades do movimento (programação completa no site)

Site: www.mobilizaslz.com.br

Texto: Dalva Rêgo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.