Unidade de saúde recebe pintura e troca do telhado, entre outros serviços; hospital tem grande fluxo de pacientes e é referência em ortopedia e outros procedimentos

A Prefeitura de São Luís está reformando o Hospital Clementino Moura (Socorrão II), uma das unidades de maior fluxo na capital maranhense e referência para a assistência ortopédica e outros procedimentos. Na última semana a unidade começou a receber nova pintura com tinta impermeabilizante, além de troca em toda a cobertura, com a substituição das telhas e bases de madeira atuais por outras revitalizadas.

Os serviços integram o programa São Luís em Obras que, no eixo saúde, tem atuado na reforma e ampliação de diversas unidades, algumas já entregues.

Além da recuperação física, a unidade ganhará novos equipamentos e ampliará os investimentos na qualificação profissional para consolidar-se como estrutura de suma importância na assistência básica e complexa de saúde. Internamente, os setores receberão nova sinalização, para auxiliar o fluxo de pacientes, acompanhantes e funcionários. Eixos como os setores de internação, por exemplo, vão receber indicações com simbologia específica para alertar acerca das restrições de rotina de acesso ao setor.

Quanto aos equipamentos, a unidade receberá, nos próximos dias, 20 respiradores e outros 20 monitores de verificação cardiovascular para se somarem à estrutura de aparelhos – como cilindros de oxigênio e outros aparelhos já instalados anteriormente. Os respiradores e monitores são frutos da parceria consolidada entre a unidade e o projeto Lean nas Emergências, organizado pelo Ministério da Saúde e que conta com o suporte técnico do Hospital Sírio-Libanês, referência no país.

Para a secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino, os investimentos na unidade considerada referência no atendimento de urgência e emergência na cidade reforçam o compromisso da gestão do prefeito Edivaldo com o setor. “A partir de determinação expressa do prefeito Edivaldo, desde o ano passado, a cidade registra vários investimentos na área da saúde. Dentre os vários investimentos, como a recuperação e reforma de unidades para assistência básica à população, está também o incremento de nossos hospitais com maiores fluxos de pacientes. Desta forma, com as melhorias no Socorrão II, a população será ainda melhor assistida”, afirmou.

Na última semana, a Prefeitura, por meio das coordenações de enfermagem e ortopedia do Socorrão II, implantou o Serviço Ambulatorial de Retorno Ortopédico Pós-Cirúrgico. O setor é destinado aos pacientes de trauma atendidos na urgência e emergência da unidade. Após alta hospitalar, estes têm seu retorno agendado para nova avaliação. Com isso, o paciente, mesmo após o procedimento, recebe o acompanhamento do corpo de profissionais do Socorrão II, agilizando o tratamento e tornando os procedimentos cirúrgicos mais eficazes.

AÇÕES

Além da reforma no Socorrão II, a Prefeitura tem trabalhado na reforma e ampliação das unidades de saúde da rede municipal. Estão em reforma as unidades mistas do Bequimão e do São Bernardo – esta última fruto emenda parlamentar do senador Weverton Rocha – que, após entregues, terão, de forma individual, a capacidade de atender a uma média de 50 mil pacientes por ano em diversas especialidades.

Ainda por meio do programa São Luís em Obras, foram reformados os Centro de Saúde Nazaré Neiva, no bairro São Raimundo, já entregue à população, bem como Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, na Cohab, Centro de Saúde Quebra Pote, Unidades de Saúde da Família da Vila Sarney, Quebra Pote, São Francisco, Cidade Olímpica I e Vila Bacanga, também entregues.

Outra obra importante é a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Alemanha, que recebe serviços de recuperação da cobertura, troca de instalações elétricas, recuperação física das salas e novos equipamentos. O CEO está em fase final para a entrega e em breve estará disponível à população.

MAIS

O projeto Lean no Socorrão II está consolidado na unidade e objetivou desde o início – com a alteração no fluxo e rotinas internas – reduzir a superlotação na urgência e emergência. O Socorrão II, por exemplo, entrou no último ciclo de assistência da organização do projeto em dezembro de 2018 e a implantação completa das medidas referentes ao incremento assistencial foi feita em aproximadamente um ano.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.