A operação resultou na notificação de proprietários de pontos comerciais irregulares e na retirada de mais de 100 engenhos publicitários indevidos

Intensificando as ações de combate à poluição visual em áreas públicas, a Prefeitura de São Luís está investindo nas ações do programa Placa Legal. A iniciativa, executada pela Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (Semurh), por meio da Blitz Urbana alcançou a região do Centro da cidade. A operação, realizada na segunda (26) e terça-feira (27), resultou na notificação de proprietários de pontos comerciais irregulares e na retirada de publicidade indevida, como cavaletes e placas que estavam em locais proibidos.

A operação no Centro passou por locais como Rua Grande, Rua da Paz, entorno da Praça Deodoro e a Praça João Lisboa. Durante a ação, cerca de 100 engenhos publicitários irregulares como cavaletes e placas que estavam em postes e locais proibidos foram retirados, além de outdoors, faixas, cartazes e demais publicidades em desacordo com as normas, instalados em locais considerados irregulares.

O secretário adjunto de Fiscalização, Joaquim Azambuja, explicou os objetivos da operação, realizada com regularidade pelo poder público municipal. “A ação é provocada pelo acúmulo de publicidades irregulares observados em determinadas regiões da cidade. Durante a operação, os responsáveis são orientados sobre as irregularidades para que promovam as adequações devidas. O nosso objetivo com essa operação é garantir o ordenamento urbano e combater a poluição visual”, enfatizou.

A publicidade utilizada em fachadas de lojas e pontos comerciais da área tombada como patrimônio histórico precisam seguir as normas estabelecidas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão (Iphan) e pelo Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico do Maranhão (DPHAP-MA). Os empresários donos de lojas no Centro receberam notificações para que regularizem sua situação juntos aos órgãos.

RESULTADOS

Mensalmente, chegam a ser retiradas cerca de 400 publicidades irregulares, que estavam em desacordo com o decreto N°25.300 de 26 de maio de 2003. A fiscalização regular é focada em áreas de grande fluxo de pessoas como avenidas e, ainda, em terrenos sem muro e em locais próximos a córregos, rios, mangues e pontes. Em 2018, além do Centro, a operação percorreu bairros como São Francisco, São Cristóvão, Alemanha, Cohatrac, Areinha, Alemanha e Cohama e avenidas como Africanos, Kennedy e Daniel de La Touche.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.