Moradores do município de Arari, já relataram várias denúncias no Ministério Público, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e em vários outros órgãos competentes localizados na própria cidade.

A situação que ocorre, é que, o posto de combustível Taynara localizado na BR-222, KM 30, próximo ao centro da cidade funciona de forma irregular há pelo menos 30 anos.

Diante as inúmeras irregularidades constatadas existe a contaminação do solo através de águas subterrâneas é superficial causada por alagamentos que são frequentes na área como se observa na imagem abaixo.


O piso do posto apesar do tempo ainda é de piçarra, onde deveria haver paralelepípedos ou bloquetes. A pista de abastecimento feita sem ART do engenheiro responsável.

É presente também a ausência de separador de água e óleo (SAO). O posto não possui autorização ambiental para funcionamento, conforme a nova Portaria SEMA Nº119/2015, além do termo de compromisso ambiental e várias outras documentações.

O local funciona normalmente há décadas desta forma e as autoridades competentes da cidade nunca tomaram nenhuma medida contra, apesar da inúmeras denúncias incluindo até índices de suspeitas da contaminação do combustível fornecido.

Os moradores das proximidades pede que o local seja interditado para regularização. Deverá ser aberto ainda, investigação para saber como o posto recebe tais licenças municipais.

A ausência do atendimento à legislação ambiental é grave pois beneficia um ato ilícito permitindo que seja mantido atividades de degradação ao Meio Ambiente.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.