Treinamento ocorrerá quinta-feira (21), a partir das 14h e tem objetivo de garantir à população produtos que atendam aos padrões higiênico-sanitários

Ambulantes que participaram do treinamento realizado ano passado pela Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus), via Vigilância Sanitária e Habitação e Urbanismo (Semurh), por intermédio da Blitz Urbana, capacitará, nesta quinta-feira (21), os vendedores ambulantes que comercializarão gêneros alimentícios nos pontos de folia, do Carnaval 2019. O treinamento acontecerá na sede da Vigilância Sanitária, no bairro Alemanha, das 14h às 18h, e a inscrição pode ser feita até o dia do treinamento, de forma presencial, no local do evento.

O objetivo da capacitação é garantir à população a disponibilidade de produtos que atendam aos padrões higiênico-sanitários, por isso, os ambulantes vão receber informações sobre acondicionamento e manipulação de alimentos para evitar contaminação ou riscos à saúde dos consumidores. Ao final, será emitido um certificado para cada participante do curso.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária da Semus, Zilmar Pinheiro, o trabalho contribui para evitar contaminação, infecções e doenças transmitidas por alimentos. “A Prefeitura tem a preocupação de garantir totais condições de segurança alimentar e isso depende da boa conduta dos vendedores de alimentos, que estão sendo capacitados e sensibilizados para a importância do trabalho que estarão desenvolvendo”, diz.

Além do treinamento, a Vigilância Sanitária Municipal fará ações permanentes de fiscalização no circuito carnavalesco, vistoriando as condições de comercialização de produtos alimentícios, podendo até realizar apreensões, caso sejam detectadas inconformidades. A orientação do órgão é de que a população também colabore, denunciando aos fiscais possíveis irregularidades.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.