Bis de Carnaval anima foliões de São Simão em Rosário

Em Rosário, o “Bis de Carnaval”, tradicional festa de lava pratos realizada pela Prefeitura Municipal atraiu centenas de foliões, no último domingo, 25, para a Rua Principal do povoado de São Simão. A folia foi animada pelos blocos tradicionais e de rua, show das bandas Timbra’Ê, Erickson Andrade e SDG, e os DJ’s Carlão e J. Santos.

Marchinhas carnavalescas e a mistura de ritmos maranhenses com a swingueira baiana animaram brincantes de todas as idades. “A festa é muito esperada pela população de Rosário e já faz parte da agenda cultural do município. E toda família pode se divertir com segurança e tranquilidade”, disse a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes (PMDB).

Segundo o secretário municipal de Cultura, Alaim Rogério Tavares, o ‘Bis de São Simão’ acompanha a tradição de muitas outras cidades em realizar o Carnaval fora de época. “Em São José de Ribamar, por exemplo, a festa já conta mais de 50 anos, criada pelos trabalhadores que não brincavam o período oficial da folia por estarem a serviço. Aqui em Rosário, a festa já conta 40 anos e atrai brincantes de diversos municípios”, afirmou.

Além da comunidade de São Simão, a festa aconteceu também em Itamirim e encerra, no próximo domingo, 4 de março, na comunidade de São Miguel, com a participação de blocos de rua do município.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixou saudades!! Pinheiro entra na rota dos melhores Carnavais do Brasil

O Carnaval de Pinheiro, promovido pela gestão do prefeito Luciano Genésio, estabeleceu-se, este ano, como o maior da história do município e do Maranhão, tendo entrado, em definitivo, na rota das melhores festas do Brasil.

Milhares de foliões, muitos deles vindos de outras cidades e de outros estados, tiveram a oportunidade de participar de uma vasta programação realizada na Praça José Sarney, no Centro da cidade.

Além de muita animação, os brincantes puderam se divertir com segurança. Prova disso é que nenhuma ocorrência grave foi registrada no circuito da alegria ao longo dos cinco dias de festa.

O Carnaval pinheirense reuniu bandas de renome nacional, como Forro Sacode, Chicabana e Solange Almeida, por exemplo, além de atrações genuinamente maranhenses, dentre elas Gerrard Lima, Bruno Shinoda, Hannah Vanessa,Andson Mendonça, Mayara Lins, Thiago Melony, Igor Oliveira, o DJ Junior Bulacha e as bandas Sedução Elétrica, Esfregue Dance, Prakatum e banda Reprise.

Outro destaque foram os chamados Blocos Organizados. O Canelas Cinzentas, por exemplo, arrastou mais de 15 mil brincantes ao som de Igor Oliveira e Mayara Lins.

O bloco das Patifas mostrou porque é um dos maiores do Nordeste ao desfilar com sua irreverência e criatividade.

A festa momesca em Pinheiro serviu também para movimentar consideravelmente a economia da cidade.

Atividades comerciais dos mais diversos segmentos lucraram significativamente com a presença dos milhares de brincantes.

A rede hoteleira, por exemplo, ficou completamente lotada.

Luciano Genésio acompanhou de perto toda a programação e, como é de praxe, fez questão de se divertir juntamente com o povo.

O prefeito avaliou a realização do evento como extremamente positiva.

“Pinheiro entrou, definitivamente, na rota dos melhores Carnavais do Brasil. E todos ganham com isso. Desde o folião, que tem a oportunidade de se divertir com segurança, até o comerciante a e própria gestão municipal, que arrecadam e lucram com a visita de milhares de pessoas”, disse.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Nenhum registro de morte relacionado ao carnaval 2018 em São Luís e nem assédio

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela,  e o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Pereira, mostraram ontem para a imprensa o balanço positivo do carnaval deste ano em São Luís. Pela primeira vez, nenhum registro de homicídio relacionado aos circuitos carnavalescos da ilha. Não houve também assédio contra as mulheres nos mesmos locais do carnaval.

“Não houve qualquer registro de mortes violentas ou outros crimes no circuito oficial do Carnaval de Todos, na capital. Os procedimentos adotados vão se repetir nas demais datas festivas ao longo do ano, para que o cidadão aproveite as datas com toda a segurança”, garantiu Portela.

Durante os quatro dias de carnaval, foram feitas 63,7 mil abordagens na Grande São Luís, entre comércios, ônibus, táxis, motos e outros veículos, 11 armas de fogo foram apreendidas, diversas porções de drogas. Foram registrados 13 acidentes no trânsito da Região Metropolitana.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Prefeitura de Santa Rita resgata cultura local e promove grande carnaval

A Prefeitura de Santa Rita por intermédio da Secretaria de Cultura realizou quatro dias de folia no município, com o tema “Raimundo Prego: o Fofão de Ouro”. O prefeito Hilton Gonçalo resgatou as manifestações culturais da cidade, fazendo valer a proposta de governo n°19 apresentada durante a campanha eleitoral de 2016.

A presença maciça de vereadores, ex-vereadores e secretários nos quatro dias de evento ficou evidente. A festividade momesca seguiu com shows de artistas locais: Gisa Martins; César Roberto; Jhon Lenon e Vânia Rodrigues, o Paredão General também esteve presente e agitou a galera com o melhor da atualidade. No sábado (10), quem fez o grande show foi o cantor Césio Tenório, Já no domingo (11) a equipe da cultura apresentou a corte momesca e o grande show no palco principal ficou por conta das bandas Marabaiano e Zanzibar.

ESCOLAS E BLOCOS TRADICIONAIS

A última segunda-feira (12) entrou pra história do carnaval santaritense e o dia iniciou com as apresentações das escolas de samba Espelho do Samba do povoado Centrinho, Rei do Samba do povoado Areias e a Flor do Samba do povoado Recurso, também passou pelo corredor da folia, o grupo afro Balaio dos Quilombos – do povoado Santa Rosa dos Pretos.

No palco principal o show ficou por conta da cantora Adriana Corrinha e a banda Caviar com Rapadura. A grande estrela do forró mostrou uma performance sem igual e colocou a massa pra dançar mesmo debaixo de muita chuva, logo em seguida, foi a vez da banda Kayambá.

BLOCOS ALTERNATIVOS

Na terça-feira (13) a cidade viveu o ápice da folia, às 15h aconteceu o grande arrastão dos blocos alternativos pelas ruas da cidade. A competição foi acirrada, e o título deste ano ficou com o bloco PITUZEIROS, ficando o bloco TILASCA em segundo lugar e o bloco JEGUE ELÉTRICO em terceiro lugar.

HOMENAGEM À FAMÍLIA DE RAIMUNDO PREGO

Antes dos shows no palco principal, o prefeito Hilton Gonçalo ao lado de sua esposa, a prefeita de Bacabeira – Fernanda Gonçalo e do vice-prefeito de Santa Rita – Ariston Ribeiro, homenageou a família do saudoso Raimundo Prego, e entregou ao filho do ilustre homenageado – Orlando Gouveia, uma placa reverenciando e reconhecendo o belíssimo trabalho de Raimundo Prego ao longo de sua vida cultural.

Finalizando os trabalhos, a cantora Vânia Rodrigues fez o esquenta, e logo após a grande diva do forró – Monique Pessoa mostrou todo seu talento. O carnaval encerrou com o cantor Erickson Andrade e Banda Swing de Guetho. O cantor mostrou todo seu talento e fez com que mais de 9mil foliões saíssem felizes e satisfeitos com o carnaval de 2018 em Santa Rita.

É a Prefeitura de Santa Rita resgatando a cultura!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Tradicional Micarroça encerra Carnaval em Rosário

Último dia de folia teve, ainda, desfile de blocos e shows na Praça da Matriz, local que recebeu mais de 15 atrações durante os seis dias de folia na cidade

Há mais de quatro décadas, a terça de Carnaval em Rosário deixou de ser o último dia de folia na cidade e a quarta-feira de cinzas passou a ser a data mais aguardada pelos foliões. É neste dia que acontece o famoso ‘Micarroça’, desfile de carroças enfeitadas, que arrasta moradores e turistas, em um circuito de muita descontração e que este ano teve como tema ‘Carnaval da Alegria’.

O desfile de carroças enfeitadas partiu da Rodoviária e seguiu por algumas ruas da cidade, retornando à Rodoviária. Lá, outra multidão aguardava os grupos com muita festa, animada por marchinhas carnavalescas e por músicas mais populares, que se destacam durante o Carnaval. Em todo o trajeto, os grupos foram seguidos por blocos e trios elétricos repletos de foliões. “Trata-se de um momento em que Rosário mostra sua tradição. E nós somos culturalmente ricos, não é a toa que o nosso Carnaval apresenta toda essa diversidade”, destacou a prefeita Irlahi Moraes (PMDB).

O cortejo de carroças e blocos atraiu a atenção até mesmo de quem não saiu de casa, caso da professora da Universidade Federal do Maranhão, Maria Teresa Rabelo, conhecida no mundo das artes como ‘Estrelinha’. Na porta de sua residência no município, ela era uma das foliãs mais animadas. “Eu amo o Carnaval de Rosário. Esta cidade é muito rica e o Micarroça é uma de nossas mais fortes manifestações”, diz ela. Acostumada a trabalhar com arte e cultura, tanto em sala de aula, quanto em peças teatrais que dirige, Maria Teresa elogia a festa carnavalesca de 2018. “Sobretudo o desfile de carroças, que ganhou maior destaque este ano e permitiu a realização deste evento maravilhoso”, acrescenta.

A opinião é partilhada pelo deputado federal João Marcelo Souza (PMDB). “O Micarroça faz com que Rosário tenha a melhor quarta de cinzas de todo o Maranhão”, afirmou o deputado, enquanto seguia o trio do Bloco do Reggae.

Este, aliás, foi outro destaque durante a quarta de cinzas em Rosário. Comandado por DJ’s, dentre os quais Nega Glícia, bastante conhecida pelos amantes do ritmo, o Bloco do Reggae destacou o aumento da participação das mulheres em todos os setores da sociedade. “Estamos ampliando nosso espaço e ainda vamos fazer muito mais”, disse Nega Glícia, provocando aplausos da população.

Cortejo

O Micarroça foi criado há mais de 40 anos por donos de bares e garçons que não brincavam o período carnavalesco e hoje é uma tradição, mantida e valorizada pela gestão municipal. Em 2010, tornou-se patrimônio imaterial do Estado por meio do projeto de lei 081/2010.

O desfile durou cerca de 2 horas e arrastou uma multidão. As carroças foram enfeitadas com diversos tipos de materiais, com destaque para palhas, balões, fitas e papel crepom. Os jumentos também foram carinhosamente fantasiados. Alguns desfilaram com saias, chapéus, máscaras, calças e coletes, tudo de acordo com o tema escolhido.

O carroceiro Valdemir Oliveira era um dos mais animados. Ele participa há oito anos do desfile, já tendo sido premiado algumas vezes. “Eu venho por gostar da festa e os prêmios que ganhei são uma recompensa a mais”, diz ele.

Após o desfile de carroças e blocos, a festa seguiu para a Praça da Matriz, onde aconteceram apresentações com o cantor Jonas Esticado, Mayara Lins e Swing Mix, Carreta Moça Flor e discotecagem como o DJ Carlão. “Fizemos questão de manter a tradição de nosso Carnaval e de incluir atrações que também fazem parte do gosto popular”, finaliza Irlahi Moraes.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Trans para o carnaval em Pinheiro e é beijada por empresários, políticos e blogueiros

Morena linda, cabelos negros longos, olhar marcante, boa estatura, sorriso fácil e lábios apetitosos. Assim se descreve a trans que desfilou nos bailes, acompanhou os blocos e fez muito sucesso nas ruas e praças de Pinheiro. O blog não vai identificar o nome e nem mostrar as fotos por respeito ao gênero e evitar exposição. 

A morenaça recebeu amasso, beijos calientes, olhares  maldosos e muitos convites. O blog recebeu várias fotos da estonteante, ora se beijando com um conhecido empresário da Princesa da Baixada, de um candidato a deputado estadual e de dois blogueiros.

Até o pai de um prefeito, que não é não é o de Pinheiro, andou caindo as asas pra cima da trans, sem contar que uma autoridade policial que esteve no carnaval da cidade também mandou recados e passou o número do telefone. Já circula pela internet a foto de um estudante de engenharia, que reside em São Luís, com a bela, com quem teria ido para o motel.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Carnaval 2018 em Coelho Neto foi o maior e mais tranquilo da história

O Carnaval 2018 em Coelho Neto, proporcionado pelo Prefeito Américo de Sousa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e do Governo do Maranhão, já deixou os vestígios de saudade nos foliões e em todos os envolvidos que acompanharam e participaram dos cinco dias de festa e lotaram o Corredor Folia.

A programação desta terça-feira, encerramento oficial, iniciou logo cedo debaixo de uma forte chuva, com o Bloco Vermelhão, que realizou um grande arrastão e levou para as principais vias da cidade uma multidão, fazendo jus ao título de maior bloco da cidade de Coelho Neto. O Prefeito Américo fez questão de seguir lado a lado dos foliões e cumprimentar a população por onde passava.

Em seguida, o Bloco GIP Folia, que há anos havia deixado de participar, entrou na avenida resgatando uma tradição do carnaval coelhonetense. Placas de participação foram entregues aos Bloco e na oportunidade o Prefeito Américo de Sousa reafirmou o compromisso em valorizar a cultura local e de resgatar os desfiles de escolas de samba no município.

Os Paredões São Tiago e Dj Agnaldo Comprovado fizeram o aquecimento dos foliões. No palco principal, a Banda Marcelo Dell contagiou o público presente, seguida da banda local Zambalada que fez animação total. Às 4h da manhã, a atração mais aguardada, Babado Novo, entrou no palco e fez aquela folia, regada a agitos, alegria e muita diversão.

O Prefeito, Américo de Sousa, participou dos cinco dias de Carnaval no Corredor Folia 2018. Bastante satisfeito com a realização do evento, ele destacou o sucesso absoluto dessa grande festa: “O carnaval em Coelho Neto sem dúvida alguma foi um sucesso absoluto, o maior e mais tranquilo da história e uma explosão de alegria que contagiou a nossa cidade. Todo sucesso é graças a participação popular do foliões locais e visitantes, sem eles o resultado não seria o mesmo. Fiz questão de acompanhar todos os dias e percebi que os serviços funcionaram bem. Faço um balanço positivo da festa em todos os aspectos e destaco o comportamento dos foliões que resultou sem nenhum registro de violência grave. Investimos muito em segurança e aqui quero agradecer as equipes de segurança particular, a Policia Militar, a Policia Civil, a todos o empreendedores, artistas e de maneira especial agradeço a todas as secretarias municipais, departamentos e setores da nossa gestão e a dedicação da COC-Comissão Organizadora do Carnaval. Todos deram as mãos, somaram forças e o resultado foi esse grande carnaval que acabamos de realizar. Continuaremos trabalhando em todos os setores para que juntos possamos construir a cidade que queremos”, concluiu.

SEGURANÇA PÚBLICA
A maior preocupação da organização era a segurança. De acordo com o Comandante da Policia Militar, Paulo Jamerson, “Nos cincos dias de folia não foi registrada nenhuma alteração. O apoio dos 80 homens disponibilizados pelo Prefeito Américo de Sousa foi fundamental para que, juntos aos nosso 50 policias, pudêssemos planejar, realizar e garantir a segurança de cada folião que veio para o Corredor Folia. Destaco, ainda, que o Carnaval de Coelho Neto foi o mais tranquilo da área de abrangência do 2º Batalhão de Policia Militar de Caxias, com zero de ocorrências. Trabalhamos em conjunto para obter resultados satisfatórios”.

SAÚDE
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Olímpia Delgado, o Samu mais uma vez esteve presente em todos os dias de folia, dando apoio necessário e assistência à saúde. Foram dias tranquilos e sem graves intercorrências. Isso é fruto da organização e segurança promovida pela Prefeitura de Coelho Neto.

GERAÇÃO DE RENDA
Com um total de 60 barracas padronizadas e disponibilizadas pela Prefeitura, o Carnaval 2018 também foi oportunidade de geração de emprego e renda. Os empreendedores comemoraram o resultado das vendas, graças ao recorde de público presente em todos os dias do Corredor Folia.
Com resultados positivos, o Carnaval de Coelho Neto se configura como um dos maiores e mais organizados do Maranhão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Carnaval de Barra do Corda mais uma vez supera expectativas

Com uma programação diversificada, o Carnaval de Barra do Corda, realizado pela prefeitura Municipal e apoio do Governo do Maranhão, foi sucesso absoluto, superando as expectativas.

Durante os 4 dias de folia, a orla da Beira Rio tornou-se o local preferido do folião durante as tardes de carnaval na cidade.

Paredões de Som comandavam o ritmo para a alegria de turistas e visitantes.

A Praça Melo Uchôa mais uma vez ganhou o coração do folião. Todas as noites o público marcou presença e se divertiu embalado pelas inesquecíveis marchinhas de carnaval.

Mas foi no Espaço Cultural que se concentrou o maior número de brincantes. Gente que se divertiu com amigos e familiares nos blocos e ao som das bandas musicais que deram um verdadeiro show de alegria.

Quem veio para a Princesa do Sertão fez a escolha certa em mais um carnaval considerado pela multidão presente como o mais descontraído, tranquilo, seguro e mais organizado do Centro do Maranhão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.