Câmara de São Luís aprova lei que altera as competências da CGM

Os vereadores de São Luís aprovaram, em sessão realizada na última sexta-feira, para encerrar o 2º período legislativo, diversos projetos de autoria do Poder Executivo. Um deles é o que acrescenta dispositivos à Lei Orgânica do Município (LOM), redefinindo melhor as competências de alguns órgãos do Sistema de Controle Interno, entre eles a Controladoria Geral do Município (CGM).

A mensagem, de nº 010/17, que acompanha o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 04/17, informa que as alterações propostas representam um grande avanço para o Controle Interno. Em tese, a proposta tem como objetivo adequar o modelo de atuação da CGM aos artigos 31, 70 e 74 da Constituição Federal e aos artigos 74 e 78 da Lei Orgânica que tratam sobre controladoria, auditoria e fiscalização governamental, ouvidoria, correição, prevenção e combate à corrupção e incremento da transparência da gestão.

Com a aprovação da proposta, a CGM passa a ser um órgão de natureza permanente, mas equivalente ao de uma Secretaria Municipal, sendo-lhe assegurada dentre outras coisas: a organização administrativa; autonomia técnica, funcional e administrativa; e com previsão orçamentaria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentarias.

O projeto aprovado aumenta o poder da CGM em investigações de denúncias relacionadas a corrupção e irregularidades cometidas por servidores municipais. Além disso, o órgão também será responsável pelos pedidos de informação sobre a administração e sobre seus servidores.

Ricardo Diniz é condecorado e entrega medalha a Simão Estácio da Silveira por Beto Castro

O vereador Ricardo Diniz (PCdoB) foi homenageado com a medalha Simão Estácio da Silveira, uma honraria destinada às pessoas que contribuem significativamente com o município de São Luís. A honraria foi uma iniciativa do vereador Beto Castro (Pros). O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e contou com a presença de homenageados, familiares e convidados que acompanharam a outorga da medalha “Simão Estácio da Silveira” durante a cerimônia tradicional, quando o Legislativo da capital rende suas homenagens àqueles que se destacam  nas mais diversificadas áreas de atuação.

Ricardo Diniz revelou sua grande satisfação com a homenagem. “É um privilégio, agradeço ao vereador Beto Castro pela iniciativa. Isso só aumenta nossa responsabilidade de continuar contribuindo com o
desenvolvimento do município. E, como vereador, estarei sempre à disposição para ajudar na resolução de questões importantes para a população da cidade”, destacou o vereador.

Ricardo Diniz homenageou também três personalidades que prestam relevantes serviços à sociedade ludovicense. Receberam a condecoração, outorgada pelo vereador, o Desembargador Paulo Velten, do Tribunal de Justiça do Maranhão, o Pastor Rodrigo Antônio Aranha Arrais, vice-presidente da
Igreja Batista do Angelim e a Pedagoga Maria Neuza da Silva Ribeiro, que tem importante atuação como professora e coordenadora da rede pública de ensino do município e em 2016 foi indicada para assumir a vice-presidência do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente,CMDCA.

Durante a sessão solene foram 93 homenageados com a medalha, que a mais alta condecoração concedida pela Câmara Municipal de São Luís.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.