‘Estreita laços e reforça parcerias’, diz Astro de Ogum sobre visita a Flávio Dino

O presidente da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), vereador Astro de Ogum (PR), foi recebido no Palácio dos Leões, nesta segunda-feira (27), ocasião em que se reuniu com o governador Flávio Dino.  O encontro teve a presença do chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; e do secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry.

O chefe do legislativo da capital maranhense salientou que, assim como das outras vezes em que esteve reunido com o chefe do executivo estadual, a intenção era manter e fortalecer as relações institucionais entre os dois poderes.

“É uma visita institucional em que estreitamos os laços e reforçamos a nossa parceria com o governador Flávio Dino para discutir diversas questões de referência para a capital. Ele é um gestor com ideias novas, uma liderança jovem que tem um futuro brilhante e está disposto a discutir uma agenda de trabalho conjunta com a Câmara Municipal de São Luís”, declarou Astro de Ogum.

Flávio Dino agradeceu a visita do presidente da Câmara e enfatizou a parceria com os vereadores ludovicenses reforçando, inclusive, a agenda conjunta proposta no mês de março, quando visitou o Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do Legislativo de São Luís.

  ——————————————————

Na tribuna da Câmara, Ricardo Diniz rebate ataques pelo parecer dado ao Projeto Escola Sem Partido

Na manhã desta segunda-feira (27) o vereador Ricardo Diniz (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara Municipal de São Luís para rebater os ataques que tem sofrido por ter emitido parecer ao Projeto de Lei número 113/2017 do vereador Francisco Carvalho (PSL), que institui nas escolas da rede municipal de ensino, o programa “Escola Sem Partido”.

O programa Escola Sem Partido estabelece que a atividade docente deve ser exercida em consonância com os princípios de liberdade de aprender e de ensinar, liberdade de consciência e de crença dos estudantes, pluralismo de ideias, neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado.

Segundo o PL, o professor deve apresentar de forma livre e democrática os
diferentes pontos de vista sobre os temas abordados, convidando os alunos
para análise da realidade por múltiplas perspectivas. Essa abordagem crítica e reflexiva não pode ser permeada por doutrinação, seja política ou religiosa.

Ricardo Diniz esclareceu em seu pronunciamento que ao receber o Projeto de
Lei, como membro da Comissão de Educação, avaliou que o tema era polêmico, solicitou a realização de audiência pública e no parecer sugeriu modificações. “Em momento algum no parecer faço uma defesa incondicional ao teor do projeto de lei, mas sim procuro tratar a questão com equilíbrio, bom senso, serenidade, civilidade e, principalmente, respaldado pelo pilar maior que é a democracia”, pontuou.

OPORTUNISTAS DE PLANTÃO

O vereador criticou a forma como as notícias sobre o parecer foram divulgadas por meio das redes sociais, algumas afirmando que em virtude disto o parlamentar seria repreendido pelo PCdoB.

“Parece que os oportunistas de plantão, incomodados com alguma coisa, estavam ali sorrateiramente à espreita, esperando uma pequena brecha, para poderem lançar sobre mim as mais descabidas ilações, com o claro objetivo de criar um factoide para me desqualificar e, o que é pior, usando de forma mentirosa e irresponsável o nome do PCdoB, como virtual autor das acusações, entrei em contato com o partido e a diretoria do PCdoB, na pessoa do coordenador Nilton Santos, desmentiu os fatos e afirmou que em momento algum o partido tentou tolher minha atuação na Câmara Municipal, interferindo na minha autonomia parlamentar”, reforçou.

Ricardo Diniz lembrou que as pessoas que tentaram desqualificá-lo deveriam ler o teor do parecer. “Ao longo do texto aponto uma série de elementos que deveriam ser considerados antes da implantação do programa, bem como procuro analisar a viabilidade e a eficácia do projeto proposto à luz do que dispõe a Constituição Federal de 1988”, explicou.

RETIROU O PROJETO

O vereador Francisco Carvalho aceitou retirar o projeto de pauta até que seja criado um diálogo com entidades, movimentos sociais e a sociedade para que seja debatida a viabilidade do projeto. Sobre a ameaça de receber uma punição do partido Ricardo Diniz rebateu.

“Puxão de orelha só a população de São Luís pode dar em cada um de nós, porque ela e ninguém mais, é a responsável por estarmos aqui, pois nos deram o mandato que exercemos. Desafio qualquer um, seja secretário, membros desta casa ou qualquer autoridade a apontar ao longo dos meus dois mandatos, em que momento deixei de cumprir, com responsabilidade, decência, respeito aos meus pares, independência e compromisso com a verdade o exercício do meu mandato. Em mim…ninguém dá puxão de orelha, principalmente, aqueles que não tem condições morais, tampouco a retidão de caráter com a qual sempre agi, não só como vereador, mas ao longo de toda minha vida”, concluiu Ricardo Diniz.

 ——————————————————

Silvino Abreu aplaude o servidor da Câmara condecorado com Placa de Honra ao Mérito  

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, uma moção de autoria do vereador Silvino Abreu (PRTB) pedindo que sejam encaminhados aplausos e congratulações ao senhor Manuel Gomes de Castro Sobrinho, pela homenagem recebida do Tribunal Regional Eleitoral, com Placa de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Estado do Maranhão. 

O servidor da Câmara Municipal de São Luís foi condecorado com uma Placa de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Maranhão durante 40 anos. A Placa de Honra ao Mérito foi entregue pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), desembargador Raimundo Barros, durante solenidade ocorrida no dia 13 de novembro.

Atualmente, Manuel Sobrinho exerce a chefia de gabinete do vereador Silvino Abreu e durante 10 anos, foi superintendente legislativo da Câmara Municipal. A homenagem prestada pela Justiça Eleitoral deve-se aos quase 40 anos de atividade de Manuel como presidente de mesa eleitoral, função que exerce em tempo de eleição no colégio Sotero dos Reis, na Rua de São Pantaleão.

Durante a solenidade no plenário da Câmara Municipal, o desembargador Raimundo Barros elogiou o trabalho de Manuel Gomes Sobrinho com sua equipe. Destacou que como não existe remuneração, por se tratar de uma ação de cidadania, o servidor da Câmara Municipal merece o reconhecimento, pelo dinamismo e pela seriedade com que encara a função de cidadão.

 ——————————————————

Edson Gaguinho solicita pavimentação asfáltica para mais três ruas no Parque Pindorama

O vereador Edson Gaguinho (PHS), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, solicitou nesta segunda-feira (27), ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e meio-fio nas ruas: Mirador, Tutóia e Turiaçu, localizadas no Parque Pindorama.

Segundo Gaguinho, a reivindicação é dos próprios moradores do bairro, que o procuraram solicitando as melhorias. Em seu requerimento, o parlamentar salientou que as ruas apresentam diversos buracos em toda a sua extensão, o que aumenta o risco de acidentes, comprometendo a segurança de motoristas e pedestres. O vereador disse que as obras são prioridade para a região.

“Essas ruas do Parque Pindorama estão intrafegáveis e precisam de reparos urgentemente. Muitos moradores já me procuraram, solicitando melhorias pra região. Acredito muito no trabalho que a Prefeitura vem fazendo em outras áreas da cidade e espero que esse trabalho chegue agora no Parque Pindorama. A população está necessitada”, finalizou Edson Gaguinho.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.