Metrópoles

Decreto com a extinção saiu nesta sexta-feira (12/4). Maior parte dos postos está vinculada ao Ministério da Saúde

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou nesta sexta-feira (12/4) decreto que extingue 13.231 cargos efetivos vagos e que vão vagar dos quadros de pessoal da administração pública federal.

Brasília(DF), 24/08/2015 – Brasília – Esplanada dos Ministérios . Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A meta do governo é ter uma estrutura de cargos mais enxuta. Isso significa também que não estão previstos novos concursos para este ano. As seleções para a contratação de pessoal ocorrerão somente em casos excepcionais.

A medida faz parte do pacote de 18 atos do governo, anunciado nessa quinta (11), por Bolsonaro. Na prática, a maior parte dos cargos extintos não vai gerar demissão de trabalhadores. Isso porque do total de cargos que serão suprimidos, 12.315 já estão desocupados. A maior parte deles estão vinculados ao Ministério da Saúde.

Os outros 916 servidores que ocupam funções consideradas obsoletas, como jardineiro, atendente bilíngue, auxiliar de enfermagem e guarda de endemias, terão as atividades extintas à medida que os funcionários se aposentarem.

Veja as tabelas com a denominação dos cargos ocupados por servidores de nível intermediário ou auxiliar:

Servidores comissionados 
Em março deste ano, o governo extinguiu 21.003 cargos comissionados e gratificações na administração pública. O Decreto n° 9.725, assinado pelo presidente e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 13/3.

A medida determinou que “os ocupantes dos cargos em comissão e das funções de confiança que deixam de existir ficam automaticamente exonerados ou dispensados”

O número reduziu imediatamente 6.587 cargos vagos (31,4%). Além disso, 2.001 (9,5%) gratificações técnicas deixarão de ser ocupadas em 30 de abril e as outras 12.412 (59,1%) serão extintas ou proibidas de ocupação no dia 31 de julho.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Alex Ferreira Borralho Me recuso a escrever as palavras utilizadas pela Deputada Mical Silva Damasceno, ...
Nesta terça-feira, 16, uma tentativa de fraude utilizando uma pessoa falecida repercutiu nacionalmente, após uma mulher ...
O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.