Tudo indica que a alegria do torcedor brasileiro com a Copa acabou por ajudar a campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Segundo pesquisa Datafolha, Dilma cresceu quatro pontos porcentuais em um mês – subiu de 34% para 38% das intenções de votos, mesmo com problemas na economia, como menores taxas de emprego registradas em maio e queda no chamado Índice Nacional de Expectativa do Consumidor, que avalia a expectativa do brasileiro em relação ao desempenho da economia.

O mês de junho vinha sendo considerado crucial no QG da campanha petista. Nas reuniões internas, o Mundial era comparado a um importante túnel para a campanha da reeleição – de onde a candidatura de Dilma poderia sair “como uma linda borboleta; ou esmagada por um terrível trem liquidando as chances de vitória em outubro”, como disse um dos coordenadores da campanha.

O que aconteceu foi a recuperação da presidente em quatro pontos porcentuais, e crescimento, também, de seus opositores. Aécio oscilou um ponto para cima e chegou a 20% das intenções de voto. Eduardo Campos recuperou dois pontos e está com 9% das intenções de votos.

É importante observar também que, na pesquisa Datafolha, houve a redução do percentual daqueles que querem votar em branco ou anular o voto – caiu de 17% para 13%. Este é um dado que os coordenadores de todas as campanhas vinham avaliando com atenção porque pode revelar o desencanto do eleitor brasileiro com a política e os políticos.

A redução desse percentual mostra que não só foi estancado esse processo como o percentual está se aproximando da média verificada em eleições passadas – somando 24% entre os que querem votar em branco ou nulo (13%) e os que não sabem ou não responderam (11%).

Por Cristina Lôbo, do G1


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.