Delegado mostra ponto eletrônico utilizado na fraude.Foto: G1Delegado mostra ponto eletrônico utilizado na fraude.Foto: G1

Nas últimas semanas muito se tem falado sobre o esquema de fraudes em faculdades particulares no Brasil e no Maranhão. Em especial no curso de medicina. Esta semana a Polícia Federal prendeu 15 pessoas suspeitas de participar do esquema, que beneficiou uma enorme quantidade de pessoas em diversos estados no país.

Para a operação da PF, não havia a participação de funcionários das instituições. Mas o fato é controverso. Aqui no Maranhão, a única faculdade particular a oferecer vagas em medicina é o Uniceuma. E lá, recentemente uma grande esquema de fraudes está sendo investigado. E nele havia a participação de funcionários.

O blog do Luis Cardoso denunciou no dia 09 de fevereiro esquema de negociação de vagas no curso de medicina, já que a maior parte dos aprovados são filhos de prefeitos, deputados e grandes empresários.

O que chama atenção é que os partcipantes do vestibular não podem levar o gabarito das provas para posterior correção. E o resultado divulgado não pode ser contestado, razão que levanta suspeitas sobre a participação de profissioanais da instituição.

O Uniceuma não se posicionou sobre o assunto. A fraude em medicina está sendo investigada pela Polícia Federal de São Paulo. E até agora não sabemos quem eram os responsáveis pela negociação das vagas, o mantante de dinheiro envolvido e os beneficiários do esquema.

Agora imaginem quantam pessoas foram prejudicadas e quantos profissionais estão no mercado habilitados a causar danos a seus pacientes. Porque além do esquema para entrar, ainda existia a fraude para alterar notas.

Segundo a PF a quadrilha que atuava nos vestibulares de vários estados utilizava um ponto eletrônico no qual as respostas eram repassadas aos candidatos. Especialistas se inscreviam no processos seletivos, resolviam as questões e repassavam os gabaritos através dos aparelhos.

Espera-se uma investigação detalhada, a identificação dos participantes e a devida punição dos beneficiários. Assunto polêmico e controverso, já que envolce pessoas influentes do estado.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A atual namorada do prefeito de Coroatá, Thellys Sousa, caiu na madrugada de segunda (16) de ...
Na manhã desta quarta-feira(17), uma operação da Polícia Civil do Maranhão, resultou no cumprimento de dois ...
Prefeitura de São Luís terá um mês para informar quais providências serão adotadas O Ministério Público ...
A deputada evangélica Mical Damasceno defendeu que a mulher seja submissa ao homem e propôs encher ...
Por Blog do Louremar Estou voltando com um dos mais visitados e comentados blogs do Maranhão ...
Uma pessoa foi presa durante a operação Falsum Sit Home em São Luís São Luís/MA. Na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.