Dr Alex Borralho

Nesse golpe, que não tem nada a ver com o time do flamengo (o mascote do clube é o urubu), o usuário é levado a fazer uma transferência de um determinado valor via PIX, com a promessa de que terá a quantia multiplicada e devolvida em alguns minutos.

Foto Reprodução

Ocorre que, além do dinheiro transferido não ser devolvido, a pessoa tem os dados pessoais descobertos para aplicação de futuros golpes, eis que, inúmeros usuários do PIX usam o número do telefone ou o próprio CPF, como chave desse meio de pagamento eletrônico instantâneo.

Geralmente o golpe ocorre através de uma página com muitos seguidores no microblog, sendo que, o anúncio traz um link que leva ao WhatsApp. Para dar credibilidade, os golpistas fazem o envio de um “valor teste”, para que o usuário caia na armadilha e se cair, recebe agradecimento de retorno financeiro com o “urubu do Pix”.

O aplicativo WhatsApp ressaltou que a denúncia desse tipo de golpe poderá ser feita na opção “Denunciar”, disponível no menu ou através do envio de denúncias para o e-mail [email protected], detalhando o que aconteceu.

A prática de Golpe através de PIX, do aplicativo WhatsApp ou de qualquer outro parecido, é crime descrito no Código Penal, no parágrafo 2-A, do artigo 171, denominado de fraude eletrônica, com multa e previsão de pena com variação de 4 anos a 8 anos de prisão, podendo ser aumentada de um terço a dois terços, isso em razão da gravidade do resultado ou se for cometido contra idoso.

Fonte: Artigo 171, parágrafo 2-A, do Código Penal Brasileiro.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.