Dr Alex Borralho

Nesse golpe, que não tem nada a ver com o time do flamengo (o mascote do clube é o urubu), o usuário é levado a fazer uma transferência de um determinado valor via PIX, com a promessa de que terá a quantia multiplicada e devolvida em alguns minutos.

Foto Reprodução

Ocorre que, além do dinheiro transferido não ser devolvido, a pessoa tem os dados pessoais descobertos para aplicação de futuros golpes, eis que, inúmeros usuários do PIX usam o número do telefone ou o próprio CPF, como chave desse meio de pagamento eletrônico instantâneo.

Geralmente o golpe ocorre através de uma página com muitos seguidores no microblog, sendo que, o anúncio traz um link que leva ao WhatsApp. Para dar credibilidade, os golpistas fazem o envio de um “valor teste”, para que o usuário caia na armadilha e se cair, recebe agradecimento de retorno financeiro com o “urubu do Pix”.

O aplicativo WhatsApp ressaltou que a denúncia desse tipo de golpe poderá ser feita na opção “Denunciar”, disponível no menu ou através do envio de denúncias para o e-mail [email protected], detalhando o que aconteceu.

A prática de Golpe através de PIX, do aplicativo WhatsApp ou de qualquer outro parecido, é crime descrito no Código Penal, no parágrafo 2-A, do artigo 171, denominado de fraude eletrônica, com multa e previsão de pena com variação de 4 anos a 8 anos de prisão, podendo ser aumentada de um terço a dois terços, isso em razão da gravidade do resultado ou se for cometido contra idoso.

Fonte: Artigo 171, parágrafo 2-A, do Código Penal Brasileiro.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O  Blog do Neto Cruz divulgou um acidente ocorrido em uma rodovia maranhense, nesta segunda-feira (8), ...
Leia Mais
Em mais um bate-papo descontraído o prefeito Luciano conversou com a população de Pinheiro, através de ...
Leia Mais
Um assalto cometido na manhã desta terça-feira (09) na cidade de Rosário, no Maranhão, terminou com três ...
Leia Mais
A Central da Polícia Rodoviária Federal recebeu informações de um grave acidente tipo atropelamento de pedestre, ...
Leia Mais
Rádio Jornal NE 10 O cantor Manoel Gomes, que ficou conhecido pela música "Caneta Azul", revelou ...
Leia Mais
A cidade de Rosário, no Maranhão, vive um clima de insegurança total com vários assaltos registrados ...
Leia Mais

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.