Você já parou para pensar sobre algumas coisas que são proibidas no Brasil, enquanto em outros países parecem ter sido legalizadas há muito tempo? Ou melhor, você algum dia questionou o motivo dessas proibições? Enquanto algumas até que fazem certo sentido, como a proibição de armas e drogas, outras são incompreensíveis, como os cigarros eletrônicos e até o bronzeamento artificial.

Mas enquanto algumas dessas proibições vêm e vão nas discussões, como a legalização dos jogos no Brasil, outras que não fazem o menor sentido continuam existindo. E o que é pior: é provável que você nem saiba que essas proibições sequer existem. Infelizmente, existem muitas proibições deste tipo em nosso país, e quase nunca sabemos quais são elas até que, sem saber, cometemos uma infração.

Por esse motivo, separamos a seguir cinco coisas que você nem imaginava que eram proibidas no Brasil. Continue sua leitura e descubra quais são elas.

  1. Importar um carro usado

Sabemos que comprar um carro, no Brasil, pode pesar bastante no bolso. Afinal, os carros brasileiros estão entre os mais caros do mundo. Para aliviar a conta, é comum comprar carros usados, que se tornam mais acessíveis com o tempo de uso. Ou até mesmo trazer carros de fora do país. Mas você sabia que não é permitido importar carros usados? No entanto, a lei não é clara sobre o que é considerado um carro usado – exceto por veículos de coleção com mais de 30 anos.

  1. Molhar pedestres na rua

Praticamente todo mundo já passou por isso: você está andando na calçada durante um dia chuvoso quando um carro, ônibus ou moto passa com tudo e joga água. Você fica furioso, não é mesmo? Mas sabia que existe uma lei que proíbe justamente essa prática? Infelizmente, como você deve imaginar, não há como fiscalizar e punir os infratores, senão seriam muitas multas cobradas todos os dias.

  1. Atravessar fora da faixa

Apesar de muita gente não saber disso, o código de trânsito brasileiro não apenas delimita regras para os veículos, como também para os pedestres. Dito isso, aposto que você não fazia ideia de que é proibido atravessar a rua fora da faixa de pedestre. Afinal, isso representa um risco para todos na rua e os infratores estão sujeitos a uma multa de R$ 26,50. Porém, não existe maneira de fiscalizar essa lei.

  1. Abastecer o próprio carro

Uma prática muito comum nos Estados Unidos e em outros países – e que você certamente já deve ter visto em filmes e séries – é abastecer o próprio carro nos postos de gasolina. Isso, porém, é proibido no Brasil desde 2000. Supostamente, essa lei teria a intenção de preservar os empregos de cerca de 500 mil profissionais de todo o país na época.

  1. Andar de bicicleta na calçada

Ainda que seja uma prática bastante comuns nos grandes centros urbanos, andar de bicicleta nas calçadas é proibido por lei. Na tentativa de resolver essa questão, algumas cidades investiram em ciclovias e ciclofaixas onde esse trânsito fosse permitido. No entanto, a falta de investimento em manutenção dessas vias fez com que fossem praticamente esquecidas e depredadas com o passar dos anos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.