“Mais um aumento no preço do combustível causado por Flávio Dino”, alerta deputado Wellington sobre reajuste no Maranhão

    Nesta segunda-feira (28), o deputado estadual Wellington do Curso alertou para mais um aumento no preço dos combustíveis no Maranhão. Trata-se de mais um reajuste no preço médio ponderado, valor de referência para cobrança do ICMS, que dessa vez sobe para R$5,53 por litro de gasolina. O reajuste consta no Ato COTEPE/PMPF n°22/2021.

    Ao alertar sobre o aumento, o deputado Wellington destacou ser o 7° reajuste só em 2021 e esclareceu que o aumento foi provocado pelo Governo do Estado, que segue sem dar justificativa para tanto.

    “ Mais uma vez, a população vai sentir no bolso a ânsia do governador Flávio Dino pela arrecadação. A partir do dia 1° de julho, o preço médio dos combustíveis sobe para R$5,53 no Maranhão. O aumento não veio das refinarias e nem é por culpa dos donos de postos, mas sim do governador Flávio Dino que realizou mais um reajuste sem motivo aparente. Mais um aumento no preço do combustível causado por Flávio Dino. Já oficiei o Secretário de Fazenda para que preste os esclarecimentos, mas até agora não se pronunciou. Levarei a demanda à CPI dos Combustíveis. O nosso papel é impedir que a população continue sendo vítima do governador dos impostos. Sigo na luta para reduzir o preço de referência dos combustíveis no Maranhão”, afirmou o deputado Wellington.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Hemomar pode entrar em colapso e pede: “vamos urgentemente DOAR SANGUE!”

    A pandemia do novo coronavírus está afetando diretamente o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar), que pode entrar em colapso a qualquer momento pois está com o estoque de bolsas de sangue abaixo do ideal.

    Foto Reprodução

    Devido a grave situação, o hemocentro faz um apelo àqueles que podem doar. Confira abaixo:

    Caros amigos, venho aqui compartilhar com vocês que a *HEMOMAR* está em situação de *penúria*, quase entrando em *colapso* com seu *banco de sangue*.

    Os que puderem, *vamos urgentemente DOAR SANGUE e apoiar a HEMOMAR.*

    Além da grande necessidade dos hospitais neste momento, existem muitas pessoas portadores de doenças crônicas e que diariamente precisam das bolsas de sangue em tratamentos continuados e que já correm risco de nos próximos dias, não conseguirem mais as bolsas de sangue que permitem mantê-las vivas.

    Quem tiver mais de 6 doadores em um mesmo local (empresa, condomínio, faculdade, etc…), é possível agendar e a HEMOMAR pode enviar a unidade móvel para fazer a coletas remota para grupos que não puderem se dirigir a sua unidade.

    Segue o contato na Hemomar
    *Sra. Tereza*
    *Tel: 32161134*

    Quem pode ser um doador

    Para fazer a doação a pessoa precisa estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem 16, 17 anos também pode se dirigir ao Hemomar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    “Temos 6 mil pessoas esperando por um leito de UTI”, afirma presidente do Conass

    Por O Antagonista

    Em entrevista ao Papo Antagonista, o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, confirmou que pelo menos 6 mil pessoas com Covid esperam por um leito de UTI.

    “Estamos perdendo gente na fila. Gente que não teve capacidade sequer de lutar por sua vida. Porque ele precisa de um leito de UTI e não vai ter. Tudo isso por conta de uma enorme descoordenação. A gente está colhendo hoje o que plantamos lá atrás”, disse Lula.

    “Nós rejeitamos vacinas. Discutimos cláusulas contratuais que agora estamos assinando. Ficamos para trás ao apostar em apenas uma vacina, quando todo o mundo apostou em várias vacinas. Tínhamos tudo para ser um dos primeiros países do mundo na vacinação (contra Covid). Temos um programa de imunização forte, com mais de 30 mil salas prontas para aplicar vacinas. Mas essa estrutura está subutilizada”, emendou o secretário de saúde.

    Ainda sobre a vacinação contra Covid, Lula afirmou que, pelo número limitado de doses, existem cidades no interior do Brasil que recebem 10, 20 ou 30 doses de vacinas por remessa. “Então, temos que aplicar uma logística enorme para enviar 20 a 30 doses na cidade. É um absurdo, mas é o que está acontecendo”, disse Lula.

    Apesar disso, a vacinação, na visão dele, já começa a dar resultado. “Com a circulação das novas cepas, tem muito jovem acometido com a doença. Então fica aquela sensação de que a vacinação não está dando conta. Mas está. Só que como ela é muito lenta”, ressaltou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Vacinação com novo imunizante pode ser alvo de fraude, alerta Yglésio

    Por meio de suas redes sociais, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) fez mais um alerta em relação à vacinação contra a covid-19. Segundo ele, pela falta de um sistema informatizado para o cadastro de quem já tomou a vacina, até então feito manualmente, há o risco de as mesmas pessoas que já foram vacinadas com a CoronaVac tentarem tomar a vacina de Oxford/AstraZeneca.

    O risco, segundo o deputado, até mesmo por conta do alto nível de desinformação causado pela grande disseminação de fake news, se dá pelo fato de muitas pessoas ter em mente a ideia de que tomando as duas vacinas, a imunidade delas contra o novo coronavírus pode aumentar — um entendimento que não possui qualquer base cientifica solidificada ou com estudos em andamento.

    Yglésio explicou porque o risco de fraude existe e que podem ocorrer situações semelhantes à vacinação com a CoronaVac.

    “A falta de um sistema informatizado para o cadastro das pessoas já vacinadas é um problema, isso porque sem o acesso eficiente às informações de quem precisa tomar, quem já tomou e quando será a próxima dose, o risco de fraudes aumenta assim como ocorreu na vacinação utilizando a CoronaVac: profissionais de saúde que não atuaram na linha de frente contra a covid-19 furando fila para tomar a vacina antes de quem tinha prioridade superior”, disse o deputado.

    Yglésio orientou as pessoas a seguir os protocolos de vacinação. “Se você tomou a CornaVac, precisa tomar a segunda dose dessa mesma vacina. Isso deve ocorrer, também, no caso da AstraZeneca: tomar as duas doses. Nunca tomar as duas vacinas achando que vai estar imunizado ainda mais, pois a ciência não sustenta isso”, disse. “Sigam apenas o que as autoridades em saúde orientaram nos planos de vacinação”, orientou o deputado.

    Logo no início da campanha de imunização, o deputado alertou para a ocorrência de irregularidades na vacinação em São Luís e as informou ao Ministério Público para que fossem realizadas as devidas investigações.

    Com as fraudes, os planos nacional, estadual e municipal de vacinação contra a covid-19 podem não ter a eficiência que se espera, pois pela forma que vem sendo realizada a vacinação, tendo brechas para irregularidades, muitas pessoas dos grupos prioritários correm o iminente risco de não receber a vacina no tempo ideal ou mesmo ficar sem.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Alerta: homem se veste de Pateta e ameaça crianças nas redes sociais

    Homem usa maquiagem do Pateta e ameaça crianças nas redes sociais

    Reprodução / Record TV

    Um homem identificado como Jonathan Galindo criou um novo desafio para as crianças. Maquiado e usando adereços que lembram o Pateta, personagem infantil da Disney, ele atrai a atenção dos pequenos e, por meio das redes sociais, entra em contato com eles e faz ameaças.

    O perfil foi criado há três anos e surgiu no México. Com o tempo, os perfis falsos foram se multiplicando e chegaram ao Brasil. O alerta veio primeiramente do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina.

    Nas redes sociais, os suspeitos entram em contato com as crianças. Em geral, segundo a polícia, os perfis têm poucas postagens porque, após ganhar a confiança dos pequenos, enviam mensagens privadas com textos, vídeos e áudios com ameaças e intimidações às vítimas. Há relatos de que são ensinadas técnicas de suicídio.

    Aos moldes de Baleia Azul, o desafio de 50 dias de auto-mutilação e até suicídio de crianças e adolescentes, o homem pateta traz preocupações aos pais e responsáveis.

    De acordo com a delegada Fernanda Fernandes, os pais devem monitorar o uso da internet pelos filhos: “Naquela época, os suspeitos foram indiciados por tentativa de homicídio. Obrigavam a vítima a permanecer no jogo e depois se matar”.

    Agora, é preciso ficar atento ao comportamento da criança. “Em geral, eles pedem para elas apagarem as mensagens e não deixam rastro. Os pais devem monitorar se houve alguma mudança comportamental no filho. Geralmente ele fica mais deprimido, isolado e com medo”, explicou a delegada.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeito Edivaldo alerta para o perigo de trotes ao Samu neste período de pandemia

    Por meio das suas redes sociais, o prefeito Edivaldo Holanda Junior fez um alerta aos riscos que mensagens falsas podem trazer à população durante a pandemia da Covid-19. Em sua mensagem ele destaca os trotes que o Samu vem recebendo. Os dados mostram que houve redução no número de chamadas falsas, no entanto, o percentual ainda é elevado.

    “Só em abril foram 2.500 trotes. O serviço é essencial à população, sobretudo neste momento de pandemia”, disse o prefeito. Segundo dados da Prefeitura de São Luís, mais de 10% de todas as chamadas feitas ao Samu de 1º a 28 de abril foram falsas. O número é menor que o registrado em março, mas ainda assim alto e preocupante.

    Em postagem nas suas redes sociais, Edivaldo explica que “quando uma solicitação falsa é feita, quem realmente precisa pode deixar de ser socorrido”. Ele informou ainda que já orientou à Semus que denuncie à Polícia.

    Desde o início da pandemia, houve aumento no número de chamadas diárias ao Samu, que tem atendido principalmente a pacientes com sintomas graves da Covid-19. Para reforçar o serviço, Edivaldo já confirmou que mais uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado entrará em operação nos próximos dias.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Urgente! Flávio Dino acha que no Maranhão tem mil pessoas infectadas pelo Covid-19

    A lamentável notícia partiu do governador Flávio Dino (PCdoB) em sua página social, estimando a existência de mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus em todo o Maranhão, sendo quase 90% só em São Luís.

    Mais cedo o secretário da SES, Carlos Lula, alertou para a grande movimentação de pessoas na cidade e que devem ser conhecidos os números de teste positivos nos bairros de São Luís, como João Paulo, Cidade Operária, e no Maiobão, que fica na região metropolitana de São Luís.

    Embora o número oficial divulgado ontem à noite, quinta-feira (02) de apenas 81 casos confirmados, a SES lembra que não foram ainda testados 2 mil pessoas, o que representaria menos de 2% de toda a população.

    Confira a informação dada pelo governador:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Enquanto novo coronavírus não se confirma no Maranhão, a H1N1 ataca alunos de escolas particulares

    O Governo do Estado do Maranhão anunciou uma série de medidas e investimentos no setor de saúde para o combate ao novo coronavírus que tem assustado o mundo e começa a preocupar o Brasil. Embora sem nenhum caso positivo, os esforços não são medidos. Enquanto isso, a gripe H1N!, considerada umas das mais letais, avança e lota hospitais em São Luís, inclusive com três mortes aqui na capital agora em 2020.

    Recentemente escolas privadas de classe média e classe alta estão sendo comunicadas pelos pais que seus filhos foram infectados e geralmente internados no Hospital São Domingos, para quem pode pagar ou tem um bom plano de saúde. Só hoje duas escolas ricas foram comunicadas, a Crescimento e Upaon Açu. Confira as notas abaixo:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ar condicionado pifa em UPA, ventilador é usado e espalha H1N1 infectando duas crianças, em São Luís

    Um fato inesperado, irresponsável, e desagradável aconteceu ontem, quinta-feira, na UPA do Araçagy. Duas crianças, um ano cada, estavam em uma área da pediatria não isolada e no mesmo local outra criança infectada com a gripe Influenza A (H1N1). Do nada, o ar condicionado deixou de funcionar e começaram a usar um ventilador. 

    Com o ar espalhado pelo ventilador, as duas crianças de um ano acabaram sendo infectadas, o que deixou a mãe de uma delas bastante revoltada, pois seu bebê chegou ao local apenas com uma gripe leve.

    Imediatamente a que já estava infectada foi transferida para o UTI do Hospital Juvêncio Matos e as outras duas ficaram em sala isolada na própria UPA.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Apenas um dos dois casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão segue monitorado

    Duas pessoas estavam internadas em duas UPAS da cidade, uma no Bacanga  e outra no Vinhais. Duas mulheres estavam sendo monitoras sob suspeita do Novo Coronavírus, em São Luís. Hoje, uma delas foi descartada.

    Uma mulher que chegou da Itália, com escala em Paris, chegou ao nosso estado com problemas respiratórios, febre alta e cansaço progressivo, características de pessoas acometidas pelo vírus. Ela esteve isolada na UPA dos Vinhais.

    A segunda suspeita, que passou recente por várias países europeus, estava internada na UPA do Bacanga e foi transferida para o Hospital Carlos Macieira. Ele segue monitorada.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Brasília monitora cinco casos suspeitos do novo coronavírus

    Agência Brasil

    A Secretária de Saúde do Distrito Federal informou na manhã desta quinta-feira (27) que Brasília monitora cinco casos suspeitos de infecção pelo novo coronavirus, o Covid-19. Três estão internadas e duas em isolamento domiciliar. O resultado dos exames para o novo coronavírus deve sair até o final da tarde de hoje.

    Base Aérea de Anápolis ,novo coronavírus,avaliações clínicas, coronavírus, covid-19, repatriados

    Segundo o Secretário Adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares Mendes, entre o mês de janeiro até agora foram notificados 22 casos suspeitos de infecção pelo Covid-19, dos quais 17 foram descartados pois não se enquadravam no perfil da doença. Dos cinco casos que não foram descartados, quatro tiveram passagem pela Itália e um pela Austrália.

    Coronavírus

    Ontem, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de infecção pelo Covid-19 no Brasil. Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) e teve resultado positivo no exame laboratorial. Ele está em isolamento domiciliar.

    Com 11 casos suspeitos, São Paulo é o estado com maior número de suspeitas de infecção. Os demais casos foram registrados nos estados da Paraíba (1), de Pernambuco (1), do Espírito Santo (1), de Minas Gerais (2), do Rio de Janeiro (2) e de Santa Catarina (2), totalizando 20 casos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Vídeo de navio afundando na costa maranhense carregado de minérios e derramando óleo

    O navio Stellar Banner que encalhou ontem, 26 (quarta-feira) na costa maranhense, aos poucos mostra sinais de que vai afundar, com uma carga pesada de minérios que seriam levados do porto da madeira para Quingdão, na China. O comandante do navio teria tentando cortar caminho no mar, mas saiu do canal e o jeito foi jogar o navio á um banco de areia.

    Houve vazamento de óleo e ao que tudo indica existe fissuras no casco. Hoje pela manhã representantes da Capitania dos Portos, Vale e Ibama estiveram reunidos para tratar de estratégias que possibilitem a retirada da embarcação do local. Porém, nada foi divulgado.

    Confira abaixo no vídeo a situação de quase afundamento do Stellar Banner, o que resultará no derramamento de óleo, poluindo o mar, além do prejuízo com as toneladas de minérios que ficaram debaixo d’água:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.