Na última sexta-feira (11), 133 famílias do Território Quilombola de São Benedito, localizado no município de Serrado do Maranhão, celebraram o recebimento do título de reconhecimento de domínio, com área de 1.276,8493 hectares.

Foto Divulgação

O Governo do Maranhão, através do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – ITERMA, com a emissão do documento, garante segurança jurídica e autonomia na gestão territorial e ambiental do público beneficiário.

O presidente Junior Verde, destacou o avanço que o Instituto tem alcançado durante sua gestão no processo de regularização fundiária em todo o Estado. Com total atenção aos nossos territórios quilombolas e ressaltou que nos próximos dias, a comunidade de Achuí, no município de Santa Helena, também será beneficiada com o seu título de reconhecimento de domínio.

A Coordenadora da Comissão de Territórios Tradicionais afirma que: “Com a emissão do título de São Benedito o ITERMA alcança o quantitativo de 66 territórios quilombolas regularizados. Estimamos que a titulação seja um portal para o desenvolvimento social e econômico do território quilombola com implantação de políticas públicas completarem a regularização fundiária”.

Participaram da entrega do título, o Diretor de Recursos Fundiários, Anderson Pires Ferreira, a Coordenadora da Comissão de Territórios Tradicionais, Anny Linhares, o Secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, a prefeita municipal de Serrano do Maranhão, Val Cunha e outros membros do secretariado municipal.

Foto Divulgação

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.