Após Imperatriz, foi a vez do município de Balsas receber o seminário “Descomplica – menos impostos e mais empregos”. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 03, no Hotel Premier, sob a condução do senador Roberto Rocha, com a participação do economista-chefe da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Teles.

O senador maranhense participaria presencialmente do seminário, entretanto fora alertado sobre as condições de mau tempo na região, sendo aconselhado a não pegar voo. Ainda assim, de forma remota, Roberto Rocha, que é o relator da Reforma Tributária no senado,  detalhou o tema, esclareceu internautas e também a plateia sobre de que forma as medidas constantes na PEC 110/2019contribuem para melhorar o ambiente de negócios, possibilitar geração de novos postos de trabalho, assim como a redução gradual da carga tributária brasileira.

Para o parlamentar, o atual sistema tributário brasileiro é caótico e ineficiente. Roberto Rocha defende que é necessário um modelo mais simples, com poucas alíquotas, poucas distorções e que reduza o custo. E destacou uma das principais alterações que prevê a unificação da base tributária do consumo: a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado).

“A unificação da base tributária vem com criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) Dual, ou seja, um IVA para a União (unificação de IPI, PIS e Cofins), chamado de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e um IVA para estados e municípios (unificação de ICMS e ISS), o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Esse mesmo sistema é adotado no Canadá e na Índia e vai aumentar a base de contribuintes e diminuir a carga tributária ao longo do tempo”, explicou.

Em sua participação, o economista-chefe da CNI, Mário Sérgio Telles destacou que a Reforma Tributária tem o apoio da indústria brasileira e outros segmentos afins:

“Do ponto de vista da indústria brasileira, o apoio à PEC 110 é total. Para as empresas, a PEC 110 reduz a cumulatividade, desonera os investimentos, simplificando a vida das empresas e reduzindo os custos administrativos. Para o cidadão, ela reduz a tributação sobre as famílias mais pobres. Também aumenta a transparência, para que os consumidores possam saber quanto pagam de tributos por cada compra feita. Dessa forma ela combate a desigualdade social”, destacou o especialista.

O Seminário Descomplica! é uma realização do senador Roberto Rocha, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os próximos estão previstos para acontecerem, ainda esse ano, em Caxias (dia 09, quinta-feira) e São Luís (dia 10, sexta-feira)

Embora tenha como público-alvo microempreendedores, empresários, comerciantes, estudantes universitários e formadores de opinião, o seminário é aberto a qualquer pessoa com idade maior de 18 anos.  O formulário para inscrição pode ser acessado no link: robertorocha.com.br/descomplica.

Acompanhe o seminário:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Luís/MA - Na manhã desta quinta-feira (28), data em que a Polícia Federal comemora os ...
Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.