O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta sexta-feira (30), mais duas unidades de ensino totalmente requalificadas por meio do programa Escola Nova. As unidades de Ensino Básico (U. E. B.) Tom e Jerry – Anexo Balão Mágico, no Vinhais; e Professor Mata Roma, no Cidade Operária; agora contam com todas as condições físicas e sanitárias, além de novo mobiliário, equipamentos e recursos integrativos para garantir melhores condições de ensino aos estudantes.

Foto Divulgação

Hoje estamos entregando mais duas escolas totalmente requalificadas. No próximo dia 16 vamos retomar nossas aulas presenciais de forma gradual. Para isso é preciso garantir a segurança dos nossos alunos e professores. Estamos reformando as unidades, implantando novos protocolos sanitários, investindo na formação dos professores para as novas necessidades pedagógicas, entre outras melhorias. Além disso, com os novos equipamentos, mobiliário e outras melhorias, os alunos terão uma escola de qualidade, melhorando seu aprendizado”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A vice-prefeita Esmênia Miranda, que acompanhou a inauguração, frisou a importância do retorno das crianças às salas de aula. “Mesmo com todas as ações da Prefeitura para garantir acesso à educação de forma remota, sabemos que muitas crianças têm dificuldades de aprendizagem nesse formato. Por isso, é fundamental que os pais matriculem seus filhos e os levem para a escola quando as aulas presenciais forem retomadas”, disse.

O secretário Municipal de Educação, Marco Moura, explicou que a reestruturação da rede escolar é para garantir a retomada das atividades presenciais. “Dia 16 de agosto retornaremos com as aulas presenciais em um primeiro grupo de escolas. É um retorno gradual fruto de um planejamento cuidadoso. Todas as escolas desse grupo inicial estão aptas física, tecnológica e sanitariamente para garantir boas condições de ensino e segurança a toda comunidade escolar. Para garantir ainda mais o retorno seguro, toda a comunidade escolar será testada nas próprias escolas à medida que as atividades presenciais forem sendo retomadas”, afirmou o titular da Semed.

O secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, também acompanhou a entrega das duas unidades de ensino. O vereador Marcial Lima (Podemos) também esteve presente na entrega da U. E. B. Tom e Jerry – Anexo Balão Mágico.

UEB TOM E JERRY

Foto Divulgação

A Unidade de Ensino Básico (U. E. B.) Tom e Jerry – Anexo Balão Mágico, localizada na Avenida 03, Vinhais, tem 115 crianças matriculadas no ensino infantil, de 3 a 5 anos. Com a requalificação, a unidade agora conta com mesas e cadeiras adequadas para crianças pequenas e todas as salas de aula foram climatizadas. A sala dos professores, direção e secretaria também ganharam novas mesas e cadeiras. Com o novo mobiliário do refeitório a hora do lanche vai ficar mais confortável.

A escola também teve as salas de aula ampliadas, para tornar o ambiente mais confortável para as crianças. Foram construídas uma brinquedoteca, para proporcionar atividades lúdicas para os estudantes, e sala de recursos, para a realização de atividades que potencializem as habilidades de crianças que tenham transtornos do espectro autista. A unidade recebeu conectividade com a instalação de três computadores e internet.

A Tom e Jerry agora conta também com banheiros adaptados para uso por crianças e foi adaptada para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência. A escola possui quatro salas de aula, um refeitório, uma cozinha, três banheiros, uma secretaria, uma sala da direção, uma sala de recurso e uma brinquedoteca.

Condições favoráveis

A gestora Cristiane de Sousa ficou satisfeita ao receber a escola em condições favoráveis para o retorno seguro e gradual das aulas presenciais. “Estamos muito felizes com essa entrega. Nossa expectativa para o retorno presencial das aulas é a melhor possível”, disse.

Sandra Nascimento, mãe de Yan Henrique, 5 anos, disse que após ver a escola reformada se sente segura para mandar o filho de volta para sala de aula. “A Prefeitura realmente fez um ótimo trabalho. Dá para ver que foram garantidas todas as condições para que as crianças voltem a estudar sem risco de adoecer”, comentou.

UEB PROFESSOR MATA ROMA

Foto Divulgação

Localizada na Avenida Este Interna, nº 1000, Unidade 105, Cidade Operária, a U. E. B. Professor Mata Roma atende 509 estudantes da educação fundamental, do 1º ao 9º ano. A unidade passou por reforma no telhado e no forro das salas de aula. As pias dos banheiros foram repostas, garantindo a higienização adequada para o convívio social. Foi realizada pintura na parte interna e externa da escola, que também recebeu novos mobiliários.

A unidade conta com nove salas de aula, sala multimídia com TV de 55 polegadas e qualidade 4K e quatro computadores. Na biblioteca, além de ampla variedade de publicações, também foi instalado um computador. Outros três computadores, sendo dois na sala dos professores e um na secretaria, vão facilitar o trabalho dos profissionais da unidade. Todos os computadores têm acesso à internet com sinal de alta qualidade.

A nova sala de recursos vai garantir a execução de atividades pedagógicas que potencializem as habilidades de crianças que tenham transtornos do espectro autista. Para garantir acessibilidade total todos os banheiros foram adaptados e a escola conta com rampas.

Expectativa

Isabelle Cristina Ferreira, 11 anos, estudante do 6º ano, disse estar ansiosa para a retomada das aulas presenciais. “As aulas on-line foram boas, mas presencial é melhor para tirar dúvidas com os professores. Facilita aprender o conteúdo. E como a escola agora está muito mais bonita, quero voltar logo”, comentou.

A gestora da escola, Cláudia Penha, disse estar muito feliz com a requalificação da unidade. “Estamos animados com a escola pronta para receber nossos alunos de volta às aulas presenciais de forma segura cumprindo os protocolos sanitários para garantir a saúde da nossa comunidade escolar”, comentou.

Os vereadores Ribeiro Neto (PMN) e Gutemberg Araújo (PSC) acompanharam a entrega da unidade de ensino.

Programa Escola Nova

A requalificação da rede municipal de ensino integra o programa Escola Nova e está sendo executada de forma conjunta pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e Obras e Serviços Públicos (Semosp). Por meio do programa já foram entregues as UEBs Sofia Silva, no Vila Passos; Jackson Kepler Lago, no Cidade Operária; Pedro Marcosini Bertol, no Jaracaty; Alberto Pinheiro (anexo infantil), no Centro; Senador Miguel Lins, no Ipase de Baixo; e Mary Serrão Ewerton, no bairro Pedrinhas I (BR-135, KM 4), na zona rural de São Luís.

Protocolos sanitários

Por causa da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de São Luís tem implementado um conjunto de medidas para o retorno gradual e seguro das aulas presenciais da rede municipal de ensino, previstas para o dia 16 de agosto. Um Protocolo de Saúde na Escola foi elaborado e aprovado por diversas entidades da educação com um conjunto de medidas sanitárias elaboradas exclusivamente para a segurança dos alunos, profissionais da educação e famílias nas escolas, com entregas de itens de higiene e cuidado.

Dentre as ações que estão sendo colocadas em prática pela gestão do prefeito Eduardo Braide estão as formações pedagógicas, inclusive sobre os novos protocolos sanitários, para gestores, professores, familiares e alunos, etapa fundamental para o retorno seguro e gradual das aulas presenciais em formato híbrido.

À medida que as aulas presenciais forem sendo retomadas, estudantes, professores e demais funcionários serão testados contra a Covid-19 para garantir a saúde de toda a comunidade escolar.

Retomada das aulas

A retomada gradual das aulas presenciais na rede municipal de ensino a partir do dia 16 de agosto é possível também por causa da bem-sucedida campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 que atualmente já está imunizando adolescentes e segue com a vacinação dos profissionais de educação que estão recebendo a segunda dose.

Conforme o calendário de 2021 da rede municipal, no primeiro semestre letivo, as escolas seguiram o ensino remoto até o final de junho, com aulas on-line e atividades impressas entregues aos alunos que não puderam acompanhar pelo Google Classroom, seguindo período de férias em todo o mês de julho.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.