Na manhã da última quinta-feira (15) o prefeito de Peritoró Dr. Júnior e o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, visitaram as comunidades quilombolas de Lago Grande, Santa Maria e Sossego. Na oportunidade também estavam presentes o secretário municipal de agricultura, Sandro Montenegro, secretário municipal de Igualdade Racial, Neto Barros, o coordenador do programa Maranhão Quilombola (PMQ), Mauro Marques e agricultores locais.

O prefeito mostrou ao secretário a área onde será implantado um campo produtivo, com cinco hectares de culturas irrigadas através do Programa Maranhão Quilombola. “É com muita satisfação e alegria que estamos com o secretário Gerson Pinheiro para iniciar a implantação do Programa Maranhão Quilombola em nossas comunidades da zona rural. Essa vitoriosa parceria da prefeitura de Peritoró, Secretaria de Igualdade Racial e Governador Flávio Dino, para o fortalecimento da produção comunitária e da agricultura familiar”, explicou o prefeito Dr. Júnior.

De acordo com o secretário municipal de agricultura, Sandro Montenegro, o programa será fundamental para o desenvolvimento da agricultura e inclusão social dentro das comunidades quilombolas de Peritoró. “É um programa essencial para nosso município e a secretaria de agricultura estará diretamente ligada, desde o processo de abertura dos campos até a comercialização dessa produção da agricultura familiar”.

O PMQ foi instituído pelo Decreto Estadual Nº 30.981/2015, implementado através de estratégias e ações de políticas públicas em municípios com comunidades quilombolas, com objetivo de garantir melhores condições de vida à população tradicional quilombola, sob a coordenação da Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial – SEIR. “Encontramos com o prefeito Dr. Júnior uma parceria muito forte em Peritoró, para junto com o governador Flávio Dino fazermos a inclusão produtiva e melhorar a situação das comunidades quilombolas”, concluiu o secretário Gerson Pinheiro.

Asscom – PMP


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...
Blog O Estado O empresário e pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos bloqueou ...
Ato, organizado pela Fetaema, em ação conjunta com todos os 214 sindicatos filiados à entidade, contou ...
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.