O prefeito Eduardo Braide vistoriou, neste sábado (20), o novo Mercado do Monte Castelo, que passou por serviços de readequação em sua estrutura para o correto funcionamento do local. O espaço foi requalificado pela Prefeitura de São Luís para garantir mais dignidade aos feirantes do bairro, além de um ambiente seguro e higienizado para que os consumidores possam comprar alimentos com mais segurança. A unidade é a primeira de São Luís a funcionar no modelo segmentado com áreas específicas para carnes e hortifruti.

O Mercado do Monte Castelo, localizado na Rua Raimundo Correia, existe há pelo menos 30 anos. No entanto, devido ao comprometimento de sua estrutura, o espaço ficou completamente abandonado, transformando-se em ruínas. Esta situação perdurou por muitos anos e os feirantes ficaram sem local para trabalhar.

A Prefeitura de São Luís construiu um novo mercado no mesmo local do anterior e, neste início de 2021, fez novas intervenções para acabar com problemas que dificultavam o uso de bancas, além de corrigir a rede de esgotamento sanitário, que vazava em dias de chuvas mais intensas.

Agora os comerciantes que trabalham no local e os consumidores contam com um espaço seguro e com toda a estrutura necessária. “Corrigimos os problemas estruturais que o mercado apresentava para dar mais segurança aos feirantes que trabalham no local e garantir que este mercado funcione sem prejuízos aos consumidores. Com isso, toda a população sai ganhando, já que este é mais um espaço bem estruturado para a compra de alimentos a preços mais acessíveis e próximo de casa”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que esteve acompanhado do vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg (PSC) e da vereadora Concita Pinto (PCdoB).

Nova organização

O novo Mercado do Monte Castelo também é o primeiro de São Luís a contar com áreas específicas para a exposição e a venda de produtos de origem vegetal (hortifruti) e de origem animal (carnes e ovos), facilitando a higienização, organização e compra pelos consumidores.

Além destas melhorias, o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão, informou que o local recebe um serviço rigoroso de sanitização. “Fizemos na sexta-feira (19) o trabalho de desratização e higienização de todo o mercado. Este trabalho integra o Plano Municipal de Higienização das Feiras e Mercados de São Luís e é realizado de forma contínua, seguindo um rigoroso cronograma, para garantir que nossos 29 mercados estejam sempre limpos”, disse.

Aprovação

Quem trabalha no local aprova a reestruturação do mercado. É caso de Lívia da Conceição, que tem um box para a venda de hortifruti. “Eu sou feirante há muitos anos e finalmente temos um espaço ótimo para trabalhar. Estamos todos bem acomodados e em um ambiente seguro, organizado e limpo”, comentou.

O novo Mercado do Monte Castelo conta com 40 boxes e mais 10 bancas, ou seja, 50 pontos comerciais que vão gerar mais emprego e renda na cidade. O mercado segue todas as normas de acessibilidade e além de ser um equipamento confortável e espaçoso com área administrativa e banheiros.

E a comunidade do entorno, que antes se deslocava para bairros vizinhos como Liberdade e João Paulo para fazer suas compras, agora podem adquirir seus alimentos perto de casa, economizando tempo de deslocamento e gasto com transporte.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.