Por Minuto barra

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Marcos da Unillar, Aurean Barbalho, vereadores, secretários, profissionais da saúde e várias lideranças locais.

A Prefeitura de Barra do Corda vem buscando alternativas para combater possíveis casos do novo coronavírus (Covid-19) no Município.

Na manhã desta segunda-feira (01) a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou o Centro de Triagem para Síndromes Gripais, para dar assistência aos pacientes com sintomas respiratórios e suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

O centro – que está sediado no antigo prédio do SAMU – contará com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de auxiliares de serviços gerais que manterão o ambiente higienizado durante os atendimentos.

A unidade atenderá das 8h às 12 e das 14h às 18h, exclusivamente para atender casos referentes à síndromes gripais. Os pacientes devem apresentar um documento de identidade com foto e o cartão do SUS.

Conforme a coordenadora do Centro, Swamy Lima, o atendimento será feito da seguinte forma: toda pessoa que tiver suspeita de gripe ou resfriado deve ir direto para o Centro de Referência para Síndromes Gripais. Na unidade, ela vai passar por uma classificação de risco e, dependendo da avaliação prévia, será encaminhada para um médico, que irá verificar os sintomas. Caso seja necessário, o paciente vai fazer os exames solicitados na própria Unidade de Saúde, que também conta com laboratórios e leitos para estabilização do paciente.

Cada situação será analisada individualmente. Nos casos mais graves, o paciente será levado imediatamente para uma área de isolamento no Centro de Referência e, em seguida, transferido de ambulância para uma ala específica no Centro de Tratamento contra Covid-19, com leitos separados. Nos demais, o profissional poderá solicitar o retorno para casa onde ficará em isolamento, sendo acompanhado por um agente de vigilância da Secretaria Municipal de Saúde.

Leitos para o combate ao novo coronavírus

Conforme o prefeito Rigo Teles, o Centro de Tratamento contra o coronavírus está sendo preparado no prédio do IEMA, cedido pelo Governo do Estado, e irá receber os pacientes com Covid-19 encaminhados pelo Centro de Referência para Síndromes Gripais. O centro será entregue à população na próxima sexta-feira (05), às 8h.

Em Barra do Corda, tanto o centro de triagem como o centro de tratamento contra o coronavirus foi desativado pela gestão passada, ainda em novembro de 2020. A Prefeitura tem feito um esforço conjunto entre secretarias para preparar os espaços necessários de atendimento à população que necessitar.

Participaram da entrega do Centro de Triagem, o prefeito Rigo Teles, acompanhado da primeira-dama Abigail Cunha, o vice-prefeito Marcos da Unillar, a secretária de saúde Vanessa Ferry, o presidente da Câmara Aurean Barbalho, secretários municipais, vereadores, pastor Mateus Pessoa, servidores e imprensa.

O prefeito Rigo Teles disse que a gestão em apenas 31 dias, vem se desdobrando para que a saúde ofereça os serviços que a população tem por direito.

Segundo o prefeito, sua gestão vem trabalhando para adquirir nos próximos dias dois leitos de UTIs para serem instalados no Centro de Tratamento de Covid, onde funcionará no prédio do IEMA.wo.a.r.h.use.e. prédio do IEMA.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog da Sílvia Tereza O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) fez, na sessão desta terça-feira (23), ...
A Prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo (PCdoB) se fez presente e participou de mãos ...
O modelo de ensino integral implementado no Maranhão tem sido bem-sucedido, de acordo com uma pesquisa ...
Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...
Blog O Estado O empresário e pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos bloqueou ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.