Dando prosseguimento a uma intensa agenda de trabalho por meio do programa São Luís em Obras, o prefeito Edivaldo segue ampliando as frentes nos eixos de saúde e infraestrutura

A Prefeitura de São Luís reinaugurou mais uma unidade de saúde totalmente reformada na manhã desta quinta-feira (12), o Centro de Saúde da Vila Bacanga – região do Itaqui-Bacanga, a sétima entregue. Com a reforma a unidade passa a contar com novos serviços e horário de funcionamento estendido. Ainda pela manhã, o prefeito de São Luís deu início às obras de reforma da praça da Vila Bangu, na Camboa. As duas ações integram o programa São Luís em Obras, que tem ampliado a infraestrutura urbana da capital com dezenas de frentes de trabalho diferentes em várias áreas da cidade.

Durante as duas agendas da manhã, o prefeito Edivaldo destacou os avanços do programa São Luís em Obras. “Seguimos reinaugurando uma unidade de saúde por semana. Hoje estamos entregando o Centro de Saúde da Vila Bacanga. Semana passada reabrimos o Centro de Saúde Cidade Olímpica I. Já entregamos também as unidades da Vila Sarney, Quebra Pote, e São Francisco este ano e temos outras unidades já entregues e outras para reinaugurar. Também estamos lançando mais uma obra de construção de praça, desta vez na Vila Bangu, na Camboa e outras mais serão construídas na cidade. Este é o programa São Luís em Obras. Toda semana temos uma nova entrega ou lançamento. Todas as regiões da cidade constam com pelo menos uma obra em algum eixo do programa”, disse.

O prefeito Edivaldo esteve acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; dos secretários municipais de Saúde, Lula Fylho; Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo; Relações Parlamentares, Nonato Chocolate; Cultura, Marlon Botão; Articulação Política, Jota Pinto; Trânsito e Transportes, Israel Pethros; do presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho; do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Maranhão, Maurício Itapary; e dos vereadores Pavão Filho, Raimundo Penha e Concita Pinto.

VILA BACANGA 

A unidade da Vila Bacanga passou por uma reestruturação completa. Foram reformados o telhado, piso, instalações elétricas e hidrossanitárias, além dos equipamentos e tubulações que servem aos consultórios médicos.  O centro de saúde também foi climatizado. A unidade conta com três equipes de Saúde da Família e equipe de multiprofissionais que atuam por escala. Com a reforma, a unidade passa a atender a população com o Prontuário Eletrônico do Cidadão, proporcionando melhorias aos pacientes e aos profissionais.

A reforma também permitiu a implantação de uma sala para triagem dos pacientes e a volta de funcionamento da sala de curativo. O setor de esterilização agora funcionará conforme as normas sanitárias vigentes. Outra novidade importante é que a unidade passa a integrar o programa Saúde na Hora, ampliando seu horário de funcionamento em uma hora de segunda-feira à sexta-feira (das 7h às 18h) e passa a abrir aos sábados, das 7h ao meio-dia.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, após a reestruturação a unidade terá nova dinâmica no atendimento aos pacientes. “Estamos executando um amplo programa de reestruturação da atenção básica com reforma estrutural, modernização e informatização das unidades. O prontuário eletrônico permite o atendimento mais ágil. A ampliação do horário de funcionamento vai contemplar aqueles cidadãos que acabam não tendo tempo livre durante a semana. E vamos seguir com este trabalho em toda a nossa rede de saúde, melhorando os serviços à população”, comentou.

Por meio do programa São Luís em Obras estão sendo reformadas mais de 25 unidades de saúde. Já foram entregues a Unidade de Saúde da Família da Vila Sarney, Unidade de Saúde do Quebra Pote, o Centro de Saúde Genésio Ramos, Unidade de Saúde do São Francisco, Unidade de Saúde Cidade Olímpica, a Ouvidoria da Semus, Escola Técnica do SUS e setores do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II).

Para Manoel da Vera Cruz Santos, morador da Vila Bacanga, a reinauguração do centro de saúde do bairro vai garantir um atendimento mais efetivo. “O prefeito Edivaldo já trouxe muitos benefícios para o nosso bairro. Asfaltou nossas ruas e agora está reabrindo o nosso posto de saúde, que foi totalmente reformado e vai melhorar o atendimento para a gente. É um benefício muito grande para todos nós”, disse.

VILA BANGU VAI GANHAR NOVA PRAÇA 

Na Vila Bangu, na Camboa, a praça vai ganhar pista de corrida, aparelhos de ginástica com academia do idoso e academia ao ar livre, novos bancos, playground, área de contemplação e jardim. Para acessibilidade, serão construídas rampas. Na região também serão realizados serviços de drenagem, para evitar alagamentos no período chuvoso.

O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, informou que as obras de construção de novas praças vão melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno. “Na semana passada, o prefeito Edivaldo iniciou a construção de oito novas praças no Vinhais e a reforma completa da Praça João Lisboa, no Centro. Agora estamos aqui na Camboa e iniciaremos outras obras nas próximas semanas. As novas praças serão espaços importantes de lazer, convivência, recreação, prática esportiva, garantindo mais saúde e qualidade de vida para os cidadãos”, comentou.

Com mais este benefício, Miriam de Oliveira Santos disse que a comunidade só tem a ganhar. “Esta é a primeira vez que um governante olha para a nossa comunidade. Aqui é uma área importante que serve de passagem para quem vem do Centro, do Diamante, da Camboa. Esse serviço vai garantir mais segurança para a gente e melhorar nosso bairro, que sempre esteve abandonado”, falou.

A construção da praça amplia os investimentos da Prefeitura de São Luís na região da Camboa que recentemente recebeu asfaltamento de vias por meio o programa São Luís em Obras. Também já foi urbanizado o espaço antes conhecido como Praça do Jumento que hoje é a Praça Carlos Chaib que ganhou playground, calçadas para o passeio público, rampas de acesso, canteiros, academia ao ar livre, além de lixeiras.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.