Espaço passou por requalificação geral e vai possibilitar a comerciantes e consumidores mais salubridade, conforto e comodidade na hora das compras

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, e Abastecimento (Semapa), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), realizaram a solenidade de entrega da reforma do Mercado Público Municipal do bairro Vicente Fialho, na manhã desta terça-feira (10). O equipamento passou por requalificação completa e novo espaço vai proporcionar mais conforto e comodidade a comerciantes e consumidores.

“Essa é uma obra importante para a movimentação da economia local, que gera emprego e renda para dezenas de famílias. Uma demanda histórica da região, que está sendo possível a realização por meio da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Maranhão, trazendo benefícios à população, com um espaço mais adequado e moderno para a comercialização de alimentos em um ambiente mais atrativo, com conforto para os feirantes e consumidores, gerando maior segurança alimentar”, destaca o secretário da Semapa, Émerson Macêdo.

Para o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Júnior – que representou o governador Flávio Dino na solenidade – a revitalização da feira comprova que a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís tem gerado resultados significativos. “É um trabalho sério, em que toda a população é beneficiada”, destacou.

O presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, destacou a importância do projeto de revitalização para a comunidade em geral e para os feirantes, em particular. Segundo ele, com os serviços executados, todos, agora, dispõem de um espaço mais seguro e dinâmico. “Este tipo de trabalho é de fundamental importância, pois está para além do viés econômico, visto que aqui são realizadas atividades de compra e venda, e passa pelo social, pois uma feira como essa é um espaço de convivência”, afirmou.

A conclusão da obra é motivo de animação para moradores do bairro e comerciantes, como Luís Carlos Freitas, feirante há oito anos “Dá até mais motivação para trabalhar, é muito bom estar em um ambiente todo organizado. A expectativa é de que agora, com o mercado novinho, com uma nova cara, aumente a clientela, as pessoas vão ter mais vontade de comprar aqui”, acredita Luís Carlos.

OBRA

Ao todo, a obra abrangeu uma área de 771.34 m². Os serviços de reparação no equipamento incluíram nova cobertura com vigas metálicas, recuperação do piso, das bancadas e das esquadrias antigas, reforma dos boxes, substituição do revestimento danificado e proteção para quadro elétrico.

Enquanto o mercado estava sendo reformado, todos os permissionários ficaram realocados em 32 bancas e oito tendas provisórias, garantindo a renda das famílias, como de Jocilene Silva, que trabalha há mais de 30 anos vendendo temperos, mariscos e frutas no local, e está animada vendo o ambiente revitalizado. “Dá gosto em ver nosso local de trabalho renovado, que está bonito. Agora vai depender de nós feirantes mantermos o padrão da qualidade, como a limpeza, para atrair sempre mais o público, pois é daqui que tiramos nosso sustento, então precisamos cuidar, explicou a feirante.

Em parceria com o Governo do Estado, foram reformados os mercados da Macaúba, da Vila Palmeira, e o da Liberdade. Também está em reforma o mercado do bairro de Fátima, com previsão de entrega ainda para esse semestre.

PROGRAMA

Por meio de programa da Prefeitura, o São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, atualmente estão sendo reformados os mercados do São Francisco, Cohab, Coroadinho e das Tulhas. As obras garantem a modernização dos equipamentos públicos de abastecimento e comercialização em diversos bairros de São Luís e proporcionam mais comodidade e segurança a comerciantes e consumidores.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A atual namorada do prefeito de Coroatá, Thellys Sousa, caiu na madrugada de segunda (16) de ...
Na manhã desta quarta-feira(17), uma operação da Polícia Civil do Maranhão, resultou no cumprimento de dois ...
Prefeitura de São Luís terá um mês para informar quais providências serão adotadas O Ministério Público ...
A deputada evangélica Mical Damasceno defendeu que a mulher seja submissa ao homem e propôs encher ...
Por Blog do Louremar Estou voltando com um dos mais visitados e comentados blogs do Maranhão ...
Uma pessoa foi presa durante a operação Falsum Sit Home em São Luís São Luís/MA. Na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.