Moradores de comunidades próximas ao Porto São Luís estão tendo a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes gratuitos. Tiveram início esta semana as aulas dos cursos Pedreiro de Alvenaria e Carpinteiro de Obras, ambos direcionados aos moradores do entorno do Porto, em Parnauaçu, próximo ao Cajueiro (região Itaqui-Bacanga).

Durante oito semanas, cerca de 50 alunos frequentarão as aulas teóricas e práticas, realizadas na Unidade Móvel da Construção Civil do SENAI/MA, que está estacionada ao lado do escritório do Porto. A iniciativa é do Porto São Luís, por meio do projeto Comunidade Ativa, em parceria com o SENAI/FIEMA, Sinduscon e Sindconstrucivil. As aulas do curso de Pedreiro são pela manhã, das 8h às 12h, e as de Carpinteiro, à tarde, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

No primeiro dia de aula, o professor Raimundo Nonato Melo, do SENAI/MA, bateu um papo com os alunos e alunas, destacando a importância da assiduidade e pontualidade para o êxito e pleno aprendizado dos conteúdos. “Estes cursos não são garantia de emprego, mas com certeza tornarão vocês muito mais capacitados para o mercado de trabalho”, destacou o professor.

Raimundo Melo pediu que cada um aproveite a oportunidade da melhor forma possível. “Muitas pessoas queriam uma oportunidade como esta. Não podemos desperdiçá-la. Estou aqui não só para ensinar, mas para ajudá-los”, acrescentou.

Josenir da Silva Costa, aluna do curso Pedreiro de Alvenaria, disse que sempre teve vontade de fazer um curso do Senai. “É uma área que até há pouco tempo era dominada pelos homens, mas agora as mulheres vêm ocupando espaços e eu vou conquistar o meu. Eu já tenho alguma noção da profissão, agora quero me capacitar, pegar meu certificado e conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou.

“Quando apareceu esta oportunidade, eu quis o curso de carpinteiro. Estou motivada e pretendo seguir adiante na profissão, com mais capacitações”, afirmou Diana Melonio dos Santos, aluna do curso Carpinteiro de Obras.

A assistente social do Porto São Luís, Elaine Marques, disse que estes são os primeiros de vários cursos que o projeto Comunidade Ativa realizará para moradores do entorno do empreendimento. “Estes cursos beneficiam os moradores com educação profissional. Eles aprendem não só um ofício, mas posturas e atitudes proativas que podem ser um diferencial no mercado e no dia a dia deles”, ressaltou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...
Em comemoração aos 112 anos de fundação do município de Santa Quitéria a prefeita Sâmia Moreira ...
Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.