Na terceira edição do programa Ação Federal, composto por um conjunto de órgãos do Governo Federal, o senador Roberto Rocha anunciou, nesta sexta-feira (31), em Pinheiro, recursos para urbanização e a obra do portal da cidade, assegurou a implantação de um aterro sanitário e a entrega de quatro ambulâncias para reforçar a saúde da região. O parlamentar ainda confirmou a construção de um moderno aeroporto para cidade, o que vai ajudar a impulsionar o desenvolvimento da Baixada.

A Ação Federal contemplou a Baixada Maranhense, mobilizando prefeitos, lideranças e a comunidade com ações de promoção da cidadania e dos direitos humanos, o que possibilitou o acesso da população à emissão de documentação civil e orientações sobre projetos, programas e políticas públicas.

O QUE É O PROGRAMA AÇÃO FEDERAL?

O programa Ação Federal é realizado com o objetivo de estreitar as relações dos órgãos federais (responsáveis pelo financiamento, acompanhamento e execução de ações, programas e projetos), com os gestores municipais.

Além do senador Roberto Rocha, neste evento, estiveram presentes os representantes dos órgãos federais, Codevasf, Funasa, Superintendência Regional do Trabalho, UFMA, INCRA, INSS, Caixa Econômica Federal, BNB, Conab e a Fundação Palmares. A Prefeitura Municipal de Pinheiro foi a instituição parceira que sediou essa edição.

O Programa Ação Federal foi idealizado pelo senador Roberto Rocha, e atualmente, é realizado em parceria com a Superintendente da Funasa no Maranhão, Maura Jorge. Realizada em outras regiões do Maranhão, a Ação Federal tem otimizado a chegada de inúmeras melhorias à população, o que contribui com a redução dos índices de pobreza no estado.

Em discurso, Maura Jorge fez um reconhecimento aos participantes do evento: “Quero agradecer a todos os parceiros dos órgãos federais aqui presentes e aos prefeitos que atenderam o nosso chamado. Um evento dessa magnitude abre portas para que possamos dizer que chegou o momento de construir, chegou o momento da unidade, da desenvoltura dos órgãos federais e do que eles podem fazer para que as comunidades maranhenses possam ter cidadania.”, declarou.

MELHORIAS PARA PINHEIRO

Ao se pronunciar o senador Roberto Rocha confirmou a construção de um moderno aeroporto para Pinheiro, que deve atender a toda a Baixada. “É a possibilidade, por exemplo, de que um SAMU Aéreo desça em Pinheiro para atender a toda a população da Baixada”, pontuou o senador.

O congressista também anunciou a implantação de um aterro sanitário em Pinheiro que vai atender aos municípios da baixada, e ainda, se comprometeu em viabilizar o projeto completo de saneamento básico para o município.

Roberto Rocha destacou que o presidente da Secretaria Nacional de Saneamento Básico do Ministério do Desenvolvimento Regional é o maranhense Pedro Maranhão, indicação do senador ao Presidente Jair Bolsonaro. “Ele é da terra, maranhense. Já se colocou à disposição para o que o nosso estado precisar”, assegurou.

O senador maranhense também anunciou recursos da ordem de R$ 3,5 milhões para concluir o portal e a urbanização na entrada da cidade, possibilitando mais atrativos para o turismo no município.

Ainda como parte do pacote de ações para a Baixada, o senador destacou que não medirá esforços para a conclusão do trecho estadual da BR-308, que liga o Pará ao Maranhão. A obra, que beneficiará 18 municípios maranhenses, também interligará, por rodovia o continente à Ilha de São Luís, com a construção de duas pontes, criando um corredor de desenvolvimento entre o Norte e o Nordeste.

VISITA ÀS OBRAS DO MERCADO DO PRODUTOR

Mais tarde, o senador Roberto Rocha visitou o Mercado do Produtor, a convite do prefeito Luciano Genésio, que fez questão de mostrar a etapa atual (construção do segundo galpão), cuja obra está sendo viabilizada com emenda do parlamentar.

“O espaço já está sendo totalmente modernizado, com um projeto novo de arquitetura e recuperação completa das redes de energia elétrica e hidráulica, além de instalações sanitárias. Tudo com uma infraestrutura adequada e de primeira, para comerciantes e frequentadores. O dinheiro está sendo bem aplicado”, constatou o senador.

O prefeito Luciano Genésio agradeceu ao senador Roberto Rocha pelos benefícios assegurados: “Uma cidade como Pinheiro só tem que se sentir agradecida. Ele (Roberto Rocha) só trouxe boas notícias para a nossa cidade.  A segunda etapa desse mercado está sendo construída graças a emenda dele. O senador também vai destinar emenda pra concluirmos o portal, e urbanizar a entrada da cidade. E ainda confirmou a implantação de um aeroporto e garantiu quatro ambulâncias”, informou o prefeito.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.