Com organização, cronograma diário e permanente de serviços, gestão do prefeito Edivaldo contribui para melhorar ainda mais o paisagismo urbano e a qualidade de vida da população

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior mantém um cronograma diário e permanente de serviços para garantir a limpeza da cidade. O trabalho inclui serviços de varrição, lavagem, capina, roçagem mecanizada, remoção nos pontos de descarte irregular de resíduos, lavagem de praças, feiras e mercados, coleta domiciliar nos bairros, além da atuação de equipes especiais na área do Centro Histórico da cidade. Através dos serviços, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, tem garantido o recolhimento diário de 1,3 mil toneladas de lixo da cidade.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, ressalta que o objetivo das ações, que seguem orientação do prefeito Edivaldo, é manter a cidade limpa, eliminar possíveis focos transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, contribuir para melhorar ainda mais o paisagismo urbano e a qualidade de vida da população. “A limpeza da cidade é um trabalho permanente da gestão do prefeito Edivaldo, que tem tratado com seriedade a gestão dos resíduos sólidos na cidade, com ações importantes que vão além da coleta domiciliar”, diz a presidente.

Os serviços são executados regularmente nos principais corredores de tráfego de São Luís, praças e outros logradouros de grande circulação de pessoas. Nesta semana, um reforço especial realiza a manutenção da limpeza na Praça Benedito Leite, na Avenida Pedro II e nas ruas da Estrela e Rua Portugal. Também nesta semana, estão sendo contempladas com os serviços de limpeza as avenidas Jerônimo de Albuquerque, dos Franceses, Kennedy, Ana Jansen e dos Holandeses, além de áreas como Anel Viário e Lagoa da Jansen.

CENTRO HISTÓRICO

Na área do Centro Histórico, a limpeza é realizada também com a lavagem hidrotérmica, além da varrição das ruas, que ocorre logo no início da manhã. A coleta dos resíduos domiciliares e dos estabelecimentos comerciais da área também é realizada todos os dias. Por causa das particularidades urbanísticas da região e por se tratar de área tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade, a coleta nos bairros do Centro Histórico de São Luís é feita com um veículo menor, que causa menor impacto às vias, evitando o comprometimento do casario colonial.

A capina e roçagem são feitas com um intervalo maior de tempo, considerando que o calçamento com paralelepípedo impede o crescimento do capim. Toda a área conta ainda com tonéis espalhados para que a população e frequentadores descartem adequadamente copos plásticos, garrafas PET, papéis e outros resíduos.

PRAIAS

Todos os dias são também executadas ações de varrição, catação e remoção dos resíduos descartados na faixa de areia ou na área urbanizada da praia. Além dos agentes de limpeza, são utilizadas ainda caçambas e retroescavadeiras para recolher o lixo descartado irregularmente na praia. Na faixa de areia ao longo da Avenida Litorânea, uma das principais áreas turísticas da cidade, é mantida ainda um plantão de varrição todos os domingos.

Das 1.300 toneladas de lixo recolhidas diariamente na cidade, 20 toneladas resultam de resíduos descartados de forma irregular direto na orla ou oriundo do descarte feito em outros pontos da cidade, pois o lixo que é jogado indiscriminadamente nas ruas também pode ir parar na faixa de areia e mar por causa da ação das chuvas, dos ventos entre outras. Para coibir o descarte irregular, frequentemente a Prefeitura realiza ações educativas visando conscientizar a população.

BOTA-FORA

Além do trabalho diário, outras ações como o bota-fora são realizadas pela Prefeitura de São Luís na área da limpeza urbana, especialmente para evitar o descarte irregular de resíduos sólidos. A campanha bota-fora tem como objetivo coletar resíduos volumosos e inservíveis e visa ainda incentivar na população a utilização dos 17 Ecopontos espalhados pela cidade. As atividades do bota-fora são permanentes e contemplam os bairros de São Luís.

No ano passado, o trabalho resultou no recolhimento de quase 400 toneladas de resíduos em diversos bairros. Para solicitar o serviço, as comunidades podem encaminhar ofício ao Comitê Gestor de Limpeza Urbana, localizado na Prefeitura de São Luís.

Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento da Limpeza, por meio do telefone 0800 098 1636. Através da central, a população de São Luís pode solicitar serviços de limpeza para o seu bairro ou denunciar o descarte irregular de resíduos. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e a ligação é gratuita de telefones fixos e celulares.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...
A solidariedade e a fraternidade sempre estiveram presentes na gestão de Fábio Gentil, haja vista que ...
Rede Brasil News O primeiro emprego é uma experiência crucial na vida de adolescentes e jovens ...
Inaugurada no último final de semana, no município de Fernando Falcão, uma estrada vicinal de 17 ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.