Na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior o Centro de São Luís tem recebido diversos investimentos que estão recuperando a área. Além das grandes obras de requalificação estão sendo executados também serviços para a recuperação de calçamento, sarjetas e mobiliário urbano em diversas vias da região. O objetivo é garantir a mobilidade, acessibilidade e as condições de lazer do Centro Histórico e seu entorno, que tem recebido um grande volume de pessoas como reflexo das ações de recuperação do patrimônio histórico e de ocupação dos logradouros com atividades artísticas, culturais e de lazer.

O trabalho está sendo coordenado pela Sub-Prefeitura do Centro Histórico e desde que foi iniciado já recuperou todas as transversais da Rua Grande, que foi completamente reformada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com a Prefeitura de São Luís. Ao todo, foram recuperadas 10 transversais e uma travessa, que tiveram as calçadas e o pavimento (com paralelepípedos) recuperados.

O sub-prefeito do Centro Histórico, Jefferson Viégas, informa que o objetivo específico do trabalho que está sendo realizado por determinação do prefeito Edivaldo é fazer a recuperação de vias no Centro Histórico de São Luís e entorno. “Com todas as obras em execução no Centro está havendo um aumento no fluxo de pessoas que diariamente frequentam esta região, por isso, precisamos manter as ruas e travessas funcionais, com calçamento e piso que garantam ao transeunte circular com segurança, garantindo acessibilidade e diminuindo o risco de acidentes”, disse.

Após a finalização das transversais da Rua Grande o trabalho seguiu para vias do bairro Praia Grande já sendo contempladas ruas como a da Palma, dos Mocambos, João Vital de Matos, de Nazaré, Portugal, da Praia Grande, da Misericórdia, Santa Rita, João Henrique, os becos Catarina Mina, dos Catraeiros entre outras.

Atualmente, estão sendo executados serviços na Rua 28 de Julho, onde está sendo feita a recuperação das calçadas; nas ruas da Estrela e Afonso Pena estão sendo realizadas a recuperação do pavimento (colocação de paralelepípedos). Na Rua do Giz está sendo feita a recuperação da calçada, no entanto, em razão das primeiras chuvas do ano, parte do piso cedeu, por isso, a Prefeitura também está fazendo a recuperação do pavimento.

“Durante o período chuvoso, algumas ruas do Centro Histórico devem ter este tipo de problema, que é a erosão do piso, então, já estamos preparados para fazer a recuperação do pavimento em tempo hábil, recolocando os paralelepípedos, para evitar transtornos aos frequentadores da região. Na sexta-feira (4) tivemos um problema semelhante na Rua da Palma, que já está totalmente recuperada”, informou o sub-prefeito do Centro Histórico Jefferson Viégas.


Também estão sendo recuperados os bancos das praças do Centro Histórico. Na Praça dos Catraeiros todos os bancos danificados já foram trocados. Os serviços seguem agora para a Praça do Desterro. Com isso, quem frequenta os logradouros passa a ter mais conforto. A mureta da Praça do Desterro e o paredão da rampa de acesso à Praça Pedro II também estão sendo recuperados.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.