Coordenador do projeto Lean nas Emergências, implantado na rede de saúde pelo prefeito Edivaldo, elogia em rede social desempenho das unidades da Prefeitura de São Luís

O Socorrão II recebeu, dos avaliadores do projeto Lean nas Emergências, implantado na unidade de saúde da Prefeitura de São Luís com a assessoria do Hospital Sírio-Libanês, nota máxima devido aos resultados demonstrados de flexibilização de rotinas e praticidade no fluxo interno de pacientes, que viabilizou a redução do tempo de internação e, ao mesmo tempo, a eficácia no atendimento. A aplicação do projeto Lean nas Emergências nos hospitais da Prefeitura de São Luís foi elogiada pelo coordenador médico do projeto, Welfane Cordeiro, em postagem nas redes sociais.

Segundo o gestor, os dois grandes prontos-socorros (Socorrões I e II) tiveram “profunda transformação” nos últimos meses. Ainda de acordo com o gestor, os resultados na estrutura ludovicense de saúde são “promissores”. Na semana passada, representantes do Hospital Sírio-Libanês (que encabeça o Lean no país, juntamente com o Ministério da Saúde) estiveram em São Luís para avaliar a aplicação da iniciativa no Hospital Djalma Marques, o Socorrão I. A implantação do projeto nas unidades é parte da política de saúde da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Na ocasião, a especialista em processos hospitalares, Renata Gonsalez dos Santos e o médico Gustavo Schulz afirmaram que, em apenas seis meses (tempo de aplicação do Lean), a unidade redesenhou condutas de acolhimento do paciente e otimizou a rotina de médicos, enfermeiros e outros profissionais, que reduziram por exemplo, a taxa de óbitos no hospital.

Além do incremento no atendimento aos pacientes, os avaliadores do Lean constataram a racionalização dos recursos (uso de menos valores com mais eficácia) e a ratificação da sistemática de distribuição de insumos. O Lean está em aplicação na capital há um ano e com resultados práticos positivos.

Para o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, o reconhecimento nacional ao programa Lean na cidade reforça a eficácia nas ações na atenção básica e, principalmente, nas redes de urgência e emergência. “Devido à mobilização do corpo técnico e, principalmente, com a assistência do Ministério e do Sírio, nossa cidade está verdadeiramente tendo a sua realidade no setor transformada. É preciso ainda mais e, no ano que vem, novos avanços estão previstos”, disse.

Na semana passada, Lula Fylho divulgou na Câmara dos Vereadores o Relatório Detalhado Quadrimestral da gestão pública referente ao período de maio a agosto deste ano. Durante a agenda, o gestor enfatizou vários dos avanços alcançados pela administração ludovicense nestes meses, dentre eles, a execução de obras em unidades de saúde (Genésio Ramos Filho, Vila Sarney, São Francisco e Socorrão II) e a inclusão de novos equipamentos na rede pública (como monitores de acompanhamento de pacientes no Hospital da Criança).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...
A solidariedade e a fraternidade sempre estiveram presentes na gestão de Fábio Gentil, haja vista que ...
Rede Brasil News O primeiro emprego é uma experiência crucial na vida de adolescentes e jovens ...
Inaugurada no último final de semana, no município de Fernando Falcão, uma estrada vicinal de 17 ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.