Ao todo serão contempladas 18 unidades, sendo 11 da atenção primária e sete de maior porte; saúde é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo que incluiu a área no programa São Luís em Obras

O prefeito Edivaldo Holanda Junior tem ampliado a infraestrutura urbana da cidade por meio do programa São Luís em Obras, que inclui serviços em diversas áreas. Na área da saúde, estão sendo feitos serviços importantes para garantir a melhoria do atendimento médico à população. Estão sendo reformadas desde pequenas unidades de saúde até alas de hospitais de grande porte, caso do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II). Ao todo, este lote de reformas contempla 18 unidades de saúde da rede municipal, sendo 11 unidades da atenção primária e sete unidades de saúde de maior porte.

Edivaldo destaca que a saúde é uma das áreas prioritárias da sua gestão, por isso vem fazendo investimentos para ampliar e melhorar o atendimento em saúde da população. “O objetivo do programa São Luís em Obras é ampliar a infraestrutura urbana de São Luís e a área da saúde não poderia deixar de ser contemplada. Estas reformas refletirão diretamente no atendimento oferecido aos cidadãos que necessitam dos serviços públicos de saúde e garantirão melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam nas unidades”, afirma o gestor público.

A ordem de serviço para a execução das obras foi assinada pelo prefeito Edivaldo no começo de outubro. Os trabalhos foram iniciados imediatamente e já tem unidades de saúde com os serviços sendo finalizados. É o caso do Centro de Saúde Genésio Ramos Filho. Localizado na Rua 13,  Cohab Anil I, a unidade passou por ampla reforma do telhado até o piso, passando pelas instalações elétricas e hidrossanitárias, além dos equipamentos e tubulações que servem aos consultórios médicos, odontológicos e salas de exames.

SAÚDE DA FAMÍLIA

Portas de entrada para a rede de saúde, as unidades de saúde da família permitem maior aproximação entre a população e os profissionais, além de serem capazes de resolver os problemas sem a necessidade do cidadão buscar atendimento em unidades de maior porte, evitando, portanto, a superlotação. Entre as unidades do tipo que já estão com os serviços em execução está a Unidade de Saúde da Família na Vila Sarney, localizada no KM 7 da BR-135. Dentre as melhorias que a unidade de saúde está recebendo estão a recuperação das instalações elétricas e hidrossanitárias. Nos consultórios médicos e de atendimento odontológico, sala de preventivo, de curativo, de materiais de higiene também estão sendo feitas melhorias.

Já na Unidade de Saúde da Família do São Francisco a reforma será feita em três etapas. Inicialmente será executada a criação de um consultório de clínica médica. Também será construída uma rampa para acesso a pessoas com mobilidade reduzida e a retirada das escadas. Nos banheiros foram trocadas as instalações sanitárias e toda a unidade recebeu nova pintura.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, disse que a reestruturação da rede faz parte de uma determinação do prefeito Edivaldo, que prioriza a assistência com qualidade à população. “Os investimentos na revitalização física da rede de saúde terão como principal impacto melhorar a prestação dos serviços, mas também estaremos configurando ambientes acolhedores e que contribuem para uma maior qualidade do trabalho.O foco é sempre favorecer o usuário”, disse.

SOCORRÃO II

Uma das principais unidades de saúde da capital, o Socorrão II também está passando por reformas e já tem 90% dos serviços finalizados. No entanto, devido ao porte e à demanda diária de pacientes a unidade está recebendo os serviços em etapas. Neste lote está sendo reformada a Clínica Cirúrgica. Toda a parte hidráulica e elétrica, piso, telhado, sanitários da ala foram reformadas. A área de repouso dos enfermeiros também está passando por melhorias. Com isto 30 leitos serão liberados para uso na unidade.

Já a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro Alemanha inclui melhorias na parte elétrica, hidrossanitária, pintura, piso e forro em todos os oito consultórios.

OUTRAS UNIDADES

Na área da saúde, também estão em andamento as reformas do Centro de Saúde da Santa Clara, Centro de Saúde da Zona Rural, Centro de Saúde Nazaré Neiva, no bairro São Raimundo, Centro de Saúde Dr. Antônio Carlos Sousa Reis, no bairro Cidade Olímpica I. Além das reformas em andamento, uma equipe volante está dando suporte a 25 unidades da atenção básica, realizando serviços de manutenção.

PROGRAMA

Além das reformas em unidades de saúde, o prefeito Edivaldo atua em outras frentes com o São Luís em Obras. As ações do programa incluem outras obras já em andamento como a reforma e revitalização de espaços públicos, mercados e a pavimentação de diversos bairros da cidade. Estão em reforma espaços como Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Fonte das Pedras e Estádio Nhozinho Santos. Quanto à pavimentação, os serviços já contemplam bairros como Cohatrac, Bequimão, Angelim, Planalto Anil, Cohama, Cohab, Parque Aurora, Conjunto Rio Anil, Avenida Principal do Jardim das Margaridas, Residencial Primavera e na Avenida Guajajaras e Vinhais. O programa abrange ainda a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno, além de outras obras.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ato, organizado pela Fetaema, em ação conjunta com todos os 214 sindicatos filiados à entidade, contou ...
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...
Parlamentar também anunciou a convocação de secretários para prestar esclarecimentos O vereador Astro de Ogum (PCdoB) ...
Nesta segunda-feira (22), o deputado estadual Wellington do Curso participou da aula inaugural de curso de ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.