Atividades foram realizadas no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos; programação integra Instituto Acqua em Ação e contou com atendimento especializado em saúde, ações recreativas e muita diversão

ação social promovida pelo Instituto Acqua no último sábado (9/11), na área externa do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), realizou 608 atendimentos em saúde das mais variadas especialidades. A iniciativa integra o projeto Instituto Acqua em Ação e ofertou atendimento gratuito às comunidades. Orientações, ações recreativas, música e diversão fizeram parte da programação. O hospital é gerenciado pelo Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ao visitar as atividades, a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, pontuou a importância da iniciativa. “Foi um dia muito feliz, tanto para quem teve acesso aos serviços como para cada profissional que se dedicou e realizou os atendimentos. A ação demonstra o compromisso do Instituto Acqua ao longo desses 20 anos de trabalho em sempre prestar serviço de qualidade. Esta é apenas uma das várias ações que ainda realizaremos em outras cidades do Maranhão”, afirmou.

Fabiana Ferreira Aires, 44 anos, lembrou a importância dos mais de 15 serviços ofertados na ação. “Passei pelo dentista, minha filha com o pediatra, chequei a pressão e fiz teste de glicemia. A ação é muito boa”, lembrou.

Durante a ação foram realizadas 150 consultas com clínico geral, urologista e cirurgião geral; 21 crianças e adultos receberam doses de vacinas contra Hepatite B, antitetânica (dT), febre amarela, contra a paralisia infantil (VIP) e HPV. As consultas com pediatras totalizaram 140. Em alguns atendimentos, mães aproveitaram para consultar até três filhos. Arilismalbe Ferreira, 32 anos, moradora da Vila Itamar, zona rural de São Luís, contou que aproveitou a ação para consultar os filhos Enzo, 6, Erick, 7, e Heloah, 3. “Essa ação foi muito importante, principalmente para quem trabalha e acaba não tendo muito tempo para levar as crianças ao médico. Aproveitei e trouxe os três filhos, também fiz uma avaliação com o dentista”, relatou.

O Instituto Acqua em Ação realizou a distribuição de 450 preservativos masculinos e realizou 28 orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), DIU e planejamento familiar. Os atendimentos de fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia somaram 17. Durante a ação, equipes do Programa do Leite orientaram oito mães sobre os procedimentos e os benefícios da ação. Equipe de nutricionistas realizaram 12 atendimentos com alerta sobre a importância de uma alimentação saudável e entrega de folder educativo.

Os atendimentos das equipes de enfermagem com aferição de pressão arterial e teste de glicemia totalizaram 84. Além destas, 16 gestantes e puérperas receberam orientação e atendimentos durante a  oficina de cuidados com bebê sobre o programa estadual Cheque Gestante, planejamento familiar e uso do DIU. Oficina de pintura no rosto de crianças, músicas, presença de equipes de animação com participação de palhaços e personagens infantis fizeram a alegria dos pequenos.

A iniciativa contou com trabalho voluntário das equipes que atuam nas maternidades Benedito Leite, de Alta Complexidade, Nossa Senhora da Penha e nos hospitais Dr. Juvêncio Mattos, Dr. Carlos Macieira, Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), Casa de Apoio Ninar e da Unidade de Especialidades Odontológicas (Sorrir).

Ao final da ação, 132 crianças e adultos realizaram exames clínicos, receberam orientação de higiene bucal, aplicação de flúor e escovas dentárias. Segundo a direção do Sorrir, pacientes que tiveram indicação para tratamento especializado foram encaminhados para o atendimento na unidade de saúde.

Após receber o atendimento dos dentistas, Maria Eduarda Sousa, 10 anos, contou sobre o serviço oferecido. “Foi tudo muito legal. Fiz escovação e o dentista olhou todos os meus dentes”, disse.

A mãe de Maria Eduarda, Renata de Jesus Cardoso, 32 anos, concorda com a filha em relação a importância da oferta gratuita de serviços de saúde. “O atendimento foi maravilhoso. São pessoas super educadas. A comunidade sempre precisa de uma ação como essa”, reforçou.

 Dayse Araújo, enfermeira da Maternidade de Alta Complexidade (MACMA), uma das voluntárias na ação social, explicou o sentimento em participar. “Nós sabemos que uma ação social é sempre bem-vinda e ajudar a quem mais precisa nos fortalece como seres humanos”, afirmou.

As atividades do Instituto Acqua em Ação ocorrerão em outras cidades do interior do estado. No dia 1º de dezembro, o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, promove a 2ª Corrida pela Vida. A inscrição para o evento é a doação de uma bolsa de sangue que pode ser doada no Hemonúcleo de Santa Inês.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.