O Programa do Sebrae visa a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Regional

A prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, participou, na manhã desta sexta-feira, 11, do encerramento da edição 2019 do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), executado pelo Sebrae.

O programa conta com três etapas, uma pré-operacional, uma operacional e a última, pós operacional. No programa, os líderes dos municípios que formam a região dos Lençóis passam por reuniões de qualificação para o desenvolvimento sustentável da região.

“O encerramento serviu para fazermos um balanço das experiências e modelos de atuação que tivemos nesta edição do Líder. É muito interessante conhecer as realidades dos municípios vizinhos e trocar conhecimento sobre como podemos, juntos, melhorar a nossa região”, contou a prefeita Irlahi Moraes.

O Líder teve início no segundo semestre de 2018, com a seleção dos representantes da região para participarem da elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional.

O Líder nos Lençóis Maranhenses

Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) dos Lençóis Maranhenses abrange os municípios de Rosário, Araioses, Barreirinhas, Humberto de Campos, Morro, Paulino Neves, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia.

As cidades são ligadas por mais que delimitações no mapa, partilhando belezas naturais e potencial econômico e turístico substancial, além de demandas socioeconômicas semelhantes.

Para o desenvolvimento da região é necessário o fortalecimento de setores econômicos diversos, como prestação de serviços e artesanato, e atividades extrativistas – extração de buriti babaçu, tucum, carnaúba – das quais são produzidas palha e cera, carvão e lenha.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.