Trabalho integra a VI Mostra “VídeoSaúde” e é resultado de ação com mulheres vítimas de violência, atendidas pelo Serviço de Atividades Especiais Espaço Mulher, do Hospital Municipal Clementino Moura

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está participando da VI Mostra “VídeoSaúde” promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o web documentário “Brasil, aqui tem SUS – São Luís”, cuja abordagem é resultado do trabalho com mulheres vítimas de violência, atendidas pelo Serviço de Atividades Especiais Espaço Mulher, do Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II). A iniciativa integra as ações da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior no combate à violência de gênero.

A Semus está competindo com várias entidades públicas e privadas do Brasil na ação que, este ano, traz como tema a violência contra a mulher. A mostra, que acontece desde 1992, está com votação aberta à população até o dia 29 de setembro, quando serão definidos os favoritos do público. Para votar, basta acessar o link https://portal.fiocruz.br/. Ao final, serão premiados os melhores trabalhos. O documentário “Brasil, aqui tem SUS – São Luís” tem direção de Talita Carvalho e duração de 10 minutos.

O trabalho de São Luís integra a galeria de 36 filmes que concorrem ao prêmio de júri popular, com produções de diversas partes do Brasil que incluem curtas, médias e longas-metragens. Além do prêmio popular, uma comissão julgadora concederá prêmios para melhor curta, média e longa-metragem, prêmio especial do juri, além de menções honrosas. Todos os filmes vencedores serão exibidos numa cerimônia de premiação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro, no auditório do Museu da Vida, no Rio de Janeiro.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, ressalta as ações da gestão do prefeito Edivaldo no combate à violência contra a mulher. “É uma pauta prioritária, que envolve assistência multidisciplinar em ações que incluem acolhimento, conscientização e atendimento de saúde, entre outras. E o documentário apresenta todo o esforço empreendido e os resultados obtidos”, explica.

ESPAÇO

Criado para proporcionar acolhimento humanizado, orientação e encaminhamento adequados a mulheres vítimas de violência física e sexual, o setor de Atividades Especiais Espaço Mulher, tem contribuído significativamente para quebrar o ciclo de violência sofrida por centenas de mulheres que dão entrada na unidade vitimadas por lesões oriundas de agressões.

Para cercar a mulher com os cuidados necessários, o serviço é feito de forma articulada com outros órgãos de proteção à mulher e de enfrentamento à violência doméstica, que são acionados para tomadas de providências, entre eles estão a Patrulha Maria da Penha, Coordenadoria das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Mulher, Casa da Mulher Brasileira, Defensoria Pública, Ministério Público, Juizados, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializada de Assistência Social, (Creas), Casa Abrigo, entre outros órgãos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.