O deputado estadual Fábio Macedo (PDT) participou, na manhã desta terça-feira (17), da abertura do “II Seminário Estadual de Prevenção ao Suicídio”, no auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em parceria com o Governo do Estado.

O parlamentar agradeceu o convite para fazer a abertura do evento e defendeu que a campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, em parceria com a Alema, deve se estender pelos outros meses do ano.

“Agradeço o convite para abrir o II Seminário Estadual de Prevenção ao Suicídio. O Maranhão é um estado protagonista no ‘Setembro Amarelo’, mas a campanha tem que ser o ano todo. Os casos de suicídio cresceram muito. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que já é o segundo maior entre os jovens. Os números do estado preocupam também e quem já teve depressão, como eu, não tem ninguém que já não tenha pensado em suicídio. É importante orientar e dar apoio aos portadores de depressão”, afirmou.

Macedo contou que é autor da lei que estabeleceu 13 de setembro como Dia Estadual de Combate ao Suicídio e de outra que cria políticas públicas de combate à depressão na rede estadual de saúde. Ele agradeceu ao governador Flávio Dino (PCdoB) por haver sancionado as leis e pedir para que o primeiro a ser incluído no programa seja o Nina Rodrigues, por ser um hospital de referência na área .

O deputado lembrou a realização da roda de debates “Dialogando sobre a Depressão”, evento de sua autoria, por conta de ser o autor da Lei 11.079, que instituiu o Dia Estadual de Combate à Depressão, e integrar a programação do “Setembro Amarelo”, campanha brasileira de prevenção ao suicídio. “O Maranhão é o pioneiro em instituir um dia estadual de combate à depressão. E, brevemente, teremos também essa data como o Dia Nacional de Combate à Depressão”, disse.

Durante todo dia, especialistas de várias áreas médicas e órgãos estaduais debateram políticas públicas de assistência aos portadores de depressão e outros distúrbios mentais. Uma delas foi a diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Guterres, que apontou o evento como importante para definir essas políticas públicas de combate ao suicídio e contaram vários casos, principalmente registrados entre os jovens nas escolas, como sendo assustadores e devastadores, mas que a sociedade não está preparada para enfrentar.

Também participaram na abertura do evento a chefe do Departamento de Saúde Mental, Isabel Moraes Rego; a representante da Secretaria Adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Rafaela Duailibe Soares, e a supervisora de projetos especiais da Secretaria de Educação do Estado, Elizabete Gomes, que afirmou que as escolas têm muitos casos de suicídio e pregou a unidade de todas as áreas para combater e dar assistência aos alunos.

Todos agradeceram ao deputado Fábio Macedo pelo apoio e disseram que  a política pública à depressão precisa ser feita por várias mãos e quebrar o tabu de não enfrentar a doença e outros transtornos mentais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Luís/MA - A Polícia Federal prendeu ontem, 19 de abril, um homem em flagrante, por ...
Conhecido como o “Alok do Maranhão”, Naldinho participa do show do DJ no aniversário de Brasília ...
Por Alex Ferreira Borralho Me recuso a escrever as palavras utilizadas pela Deputada Mical Silva Damasceno, ...
Nesta terça-feira, 16, uma tentativa de fraude utilizando uma pessoa falecida repercutiu nacionalmente, após uma mulher ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.