Semana de Prevenção e Combate ao Tabagismo ocorrerá de 25 a 30 de agosto com ações na Feirinha São Luís, sede da Semus e Unidades Básicas de Saúde do município; ação é parte da política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo

Dados do Ministério da Saúde apontam que São Luís está entre as capitais com o menor número de fumantes. Para manter este quadro, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizará de 25 a 30 de agosto, a Semana de Prevenção e Combate ao Tabagismo. Durante as ações, serão dadas orientações acerca do controle e tratamento dos danos causados pelo hábito do fumo e feitos encaminhamentos de pacientes que manifestarem, de forma espontânea, a opção de largar o consumo do tabaco. A iniciativa integra as ações de saúde preventiva colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Para o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, o objetivo do evento, que segue orientação do prefeito Edivaldo, é estimular práticas de controle do hábito do fumo. “No último ano, a cidade registrou a terceira menor frequência de fumantes do sexo masculino, com 7,3% pessoas. Em relação ao sexo feminino, este percentual é ainda menor, de 2,8%. O que demonstra a eficácia do combate ao tabagismo na nossa capital, uma ação da gestão do prefeito Edivaldo”, disse.

As atividades serão abertas neste domingo (25), a partir das 9h, com abordagens e atendimento clínico na Praça Benedito Leite, durante a Feirinha São Luís. Na quarta (28), o atendimento será realizado na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Deputado Raimundo Vieira da Silva (Centro), tendo como alvo servidores públicos. De 26 a 30, nas Unidades Básicas de Saúde ocorrerão atividades coletivas, atendimento individual e iniciação de grupo.

A programação da Semana será encerrada no próximo dia 29 de agosto com roda de conversa com adolescentes, e atendimento individual, no Centro de Juventude Florescer (FUNAC), localizado na Rua Primeiro de Maio, s/nº, Anil às 14h.

A coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso da Semus, Kardene Rodrigues, aponta que a desistência do hábito de fumar depende da combinação entre o apoio do poder público e a perseverança do paciente. “O município tem como meta promover o máximo de bem-estar à população. Para isso, é importante oferecer políticas de assistência que estimulem as boas práticas de saúde. Uma delas é a conscientização quanto aos malefícios do cigarro”, disse.

SAIBA MAIS

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por 63% das mortes relacionadas a doenças crônicas não-transmissíveis no mundo e a principal causa de mortes evitáveis. Segundo a entidade, o cigarro é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.