As obras já estão em processo final. A nova ala será composta por dois pavimentos, com 64 leitos de enfermaria e mais 20 leitos em duas UTIs. 

O senador Roberto Rocha (PSDB) fez uma visita às instalações do Hospital Universitário (HU-UFMA), nesta última segunda-feira,13, para conhecer as obras de expansão que estão sendo feitas no Bloco C da UTI Adulto, na Unidade Presidente Dutra. Ele foi recebido pela superintendente da instituição, Joyce Lages, pelo ex-reitor da UFMA, Natalino Salgado e demais dirigentes.

As obras já estão em processo final de conclusão. Com a ampliação, o HU-UFMA vai aumentar a sua capacidade dos atuais 558 leitos para 668 leitos e o hospital passará a ser a maior unidade da rede de hospitais universitários vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os equipamentos para essa nova ala foram adquiridos com emenda viabilizada pelo senador Roberto Rocha no valor de 10 milhões de reais.

De acordo com o gerente de Administração, Eurico Santos Neto, a extensão do Bloco C é composta por dois pavimentos, com 64 leitos de enfermaria e mais 20 leitos em duas UTIs.

“É uma estrutura nova, com um corredor amplo, que atende todas as normas de acessibilidade do Corpo de Bombeiros. A nova UTI será um espaço moderno e funcional. Vai ter todo um sistema de controle de energia e refrigeração adequado, de mobiliário suspenso para maior mobilidade do médico e paciente, além de uma vista muito bonita proporcionada por paredes de vidro”, explicou.

Durante a visita, o senador percorreu os corredores e conheceu o trabalho realizado em vários setores do hospital. Logo após, ele se reuniu com a equipe da atual administração, falou de suas ações na área da Saúde, ouviu as necessidades do hospital e se comprometeu em atuar no Senado Federal na defesa da instituição e na busca por melhorias.

“O Hospital Universitário é uma referência para todo o Maranhão, e como representante do Estado no Senado, é gratificante ver que os recursos colocados no Orçamento da União para o hospital estão sendo muito bem aplicados. Quero cumprimentar todos pela atenção e cuidado em atender os interesses da população”, ressaltou Roberto Rocha.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou que o Maranhão possui apenas um Hospital Universitário, e que 10% dos seus pacientes são oriundos de outros estados. “Recebemos muita demanda, por isso, a todo momento, estamos buscando parcerias para melhor atender a população. Somos muito gratos e estamos felizes em receber hoje o senador Roberto Rocha, para que a gente mostre como o hospital funciona, mostrar as suas potencialidades e as suas dificuldades, para que ele, como parlamentar, possa nos apoiar ainda mais nas questões estruturantes desta instituição”, disse.

Na reunião, eles também conversaram sobre o projeto apresentado ao senador Roberto Rocha de energia fotovoltaica, cuja finalidade é conseguir a eficiência energética para todas as onze unidades do HU-UFMA. Natalino Salgado reforçou o pedido ao senador para apoio na ampliação da sustentabilidade energética. “Com a economia na conta de luz, que hoje chega a 500 mil reais por mês, o hospital terá mais recursos para custeio e investimento”, argumentou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...
Blog O Estado O empresário e pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos bloqueou ...
Ato, organizado pela Fetaema, em ação conjunta com todos os 214 sindicatos filiados à entidade, contou ...
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.