Gestão do prefeito Edivaldo inicia novos cursos na Escola de Governo e Gestão Municipal que recentemente passou a funcionar em novas e modernas instalações; ação integra a política de valorização dos servidores

Uma nova etapa de capacitações voltadas ao aprimoramento profissional de servidores municipais foi iniciada nesta segunda-feira (06) pela Prefeitura de São Luís por meio da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem). As ações da Eggem agora estão sendo realizadas em nova sede do órgão que ganhou melhor estrutura física, pedagógica e tecnológica para atender com mais qualidade ao funcionalismo municipal. As capacitações integram o Programa de Valorização do Servidor Público Municipal, desenvolvido na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior visando à melhoria do desempenho de suas atividades e a qualidade da prestação dos serviços públicos oferecidos à população.

Entre as capacitações iniciadas nesta segunda-feira, como parte da nova programação da Eggem, estão os cursos Como Desenvolver Inteligência Emocional; Cerimonial, Protocolo e Organização de Eventos Públicos; Compliance na Administração Pública; Libras Intermediário; e Inglês Básico.

Segundo a diretora da Eggem, Maria Eugênia Branco, a meta da Escola é capacitar cerca de 6 mil servidores e ministrar uma carga horária de aproximadamente quatro mil horas/aula, este ano. “Seguindo orientação do prefeito Edivaldo estamos com um leque diversificado de capacitações de modo a atender todos os setores da administração municipal. As atividades serão realizadas em um espaço amplamente estruturado para atender bem o funcionário municipal, o que demarca o comprometimento do prefeito Edivaldo com a política de valorização do servidor e a qualidade dos serviços prestados à população”, observou a diretora.

Além desses cursos, a Escola de Governo e Gestão Municipal também está realizando capacitações em atendimento a demandas específicas da Controladoria-Geral do Município (CGM), com a oferta do treinamento sobre Sistema Suprema. As aulas começam a partir desta terça-feira (7), voltadas à capacitação de servidores das áreas jurídica, contábil e financeira dos órgãos da administração municipal. Também em atendimento a demandas específicas da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), está sendo realizado o curso Comportamento Cognitivo do Portador de Arma de Fogo, destinado a guardas municipais.

Ainda entre as capacitações agendadas na nova programação 2019 da Eggem estão cursos de formação digital, língua estrangeira e capacitações nas áreas de gestão pública e outras. A grade de programação consta ainda de encontros temáticos, sempre às sextas-feiras, abordando temas pré-estabelecidos em demandas, iniciativas inovadoras como o word café, voltadas exclusivamente para gestores.

A nova sede da Eggem, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), está instalada agora na Rua das Sucupiras, nº 27, no bairro Renascença. Foi planejada para atender melhor os servidores, oferecendo infraestrutura adequada para proporcionar maior conforto durante as capacitações e maior oferta de atividades na instituição, agora com capacidade para atender cerca de 400 servidores, nos dois turnos. O trabalho da Eggem integra as ações da política de valorização do servidor público, desenvolvida pelo Programa de Educação Continuada (PEC). O atendimento no órgão é realizado de segunda a quinta-feira, das 13h às 19h; e na sexta-feira, das 8h às 14h.

VALORIZAÇÃO

A servidora da área da Saúde, Cristine Sousa, que trabalha como gestora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), é uma das alunas da capacitação Como Desenvolver Inteligência Emocional, iniciada nesta segunda-feira. “Para nós, que exercemos atividades diretamente com o público, esse treinamento contribui muito para que consigamos desenvolver habilidades de gerenciamento das nossas emoções no atendimento às pessoas que, muitas vezes, chegam até nós já com algumas fragilidades emocionais e que precisam ser entendidas. Por isso considero muito importante esse conhecimento para melhor condução das nossas ações no ambiente de trabalho”, disse.

Também funcionária do setor de Saúde, Sione Macedo da Cunha destaca como fundamental a realização da capacitação sobre Inteligência Emocional. “É um tema importante que nos ajuda a lidar melhor com as pessoas, a controlar nossas emoções no dia a dia e a ter mais empatia no atendimento ao público”, observou a servidora.

Já o guarda municipal Gabriel Brasil, está participando do curso Comportamento Cognitivo do Portador de Arma de Fogo. “A capacitação está sendo extremamente proveitosa. E nós, que executamos atividades de proteção do patrimônio público e da sociedade, participar de uma capacitação como esta é muito importante tanto como forma de nos capacitarmos profissionalmente como também no sentido de melhor prestarmos nossos serviços à comunidade”, disse.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A atual namorada do prefeito de Coroatá, Thellys Sousa, caiu na madrugada de segunda (16) de ...
Na manhã desta quarta-feira(17), uma operação da Polícia Civil do Maranhão, resultou no cumprimento de dois ...
Prefeitura de São Luís terá um mês para informar quais providências serão adotadas O Ministério Público ...
A deputada evangélica Mical Damasceno defendeu que a mulher seja submissa ao homem e propôs encher ...
Por Blog do Louremar Estou voltando com um dos mais visitados e comentados blogs do Maranhão ...
Uma pessoa foi presa durante a operação Falsum Sit Home em São Luís São Luís/MA. Na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.