Ampliando as estratégias de saúde preventiva, gestão do prefeito Edivaldo leva aos shoppings São Luís, da Ilha e Rio Anil doses da vacina todas as sextas e sábados até o fim de maio

A campanha de vacinação contra a Influenza será intensificada pela Prefeitura de São Luís, com mobilização nos shoppings da capital. A ação terá início nesta sexta (26) e sábado (27) e prossegue todas as sextas-feiras e sábados de maio, sempre das 14h às 19h, nos shoppings São Luís (Jaracati), da Ilha (Cohama) e Rio Anil (Turu). A meta é imunizar 254.958 pessoas na capital, até o encerramento da campanha, dia 31 de maio. A proposta desta iniciativa é ampliar as estratégias de saúde preventiva, colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

“A ideia é que possamos estimular e tornar mais acessível a vacina para o público-alvo e assim atingirmos ou até conseguirmos ultrapassar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. A vacina é importante e as pessoas devem comparecer para garantir sua saúde”, pontua o secretário municipal de Saúde (Semus), Lula Fylho. Serão disponibilizadas 500 doses da vacina em cada shopping.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a capital maranhense é que sejam vacinados 95% do público-alvo total de 254.958 pessoas. Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas acima dos 60 anos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis.

A campanha retorna aos shoppings em maio com ações nos fins de semana – dias 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 – sempre das 14h às 19h. Durante a semana, a vacina estará disponível nos mais de 60 postos de saúde da rede municipal espalhados na capital, pela manhã e tarde. “A iniciativa desta mobilização nos shoppings se soma às medidas pela melhoria da saúde pública, especialmente na área da atenção básica e reforça os objetivos da campanha nacional, incentivando as pessoas a buscarem a imunização”, destaca Lula Fylho.

A gripe é uma infecção viral que afeta especialmente as vias aéreas e o pulmão. Para contraí-la, basta entrar em contato com secreções de pessoas infectadas e o vírus Influenza adere às células do aparelho respiratório do novo hospedeiro e passa a se multiplicar em alta velocidade. Para responder o ataque, o organismo aumenta a produção de muco e a temperatura corporal – causando a coriza e a febre. Como a gripe também provoca uma leve inflamação nos músculos, o corpo tende a ficar dolorido. os sintomas, em geral, duram até uma semana.

A vacinação é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...
Parlamentar também anunciou a convocação de secretários para prestar esclarecimentos O vereador Astro de Ogum (PCdoB) ...
Nesta segunda-feira (22), o deputado estadual Wellington do Curso participou da aula inaugural de curso de ...
Dois motoqueiros chegaram ao local e um deles desceu e foi logo atirando contra a vítima ...
Após tomar todas, o homem deixou claro que não iria pagar a conta por ser policial ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.