Na tarde da última quarta-feira, 25, a prefeita Irlahi Moraes visitou o gabinete do tenente-coronel Marcus Vinícius, do 24° Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) – “Batalhão Barão de Caxias”, em São Luís, com objetivo de firmar parceria para desenvolver projeto pedagógico e social na escola municipal Maria das Mercês Teixeira, em Rosário.

A reunião contou também com a presença da secretária-adjunta de Educação de Rosário, Ana Rita Aragão; do secretário municipal de Segurança, Getúlio Lisboa; do assessor de assuntos institucionais de Rosário, George Cunha; do tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão da OAB/MA, Rodrigo Reis; do sargento Duarte, do 24º BIS, e da diretora da escola contemplada, Maria Antônia.

“Estamos aqui para viabilizar o desenvolvimento de um projeto educacional numa escola situada no bairro Cidade Nova, que tem índices altos de vulnerabilidade social, confiando na competência institucional e dos valores éticos, civis e morais do Exército para sensibilizar os alunos por meio de aulas de reforço, esporte e música e promover a mudança da realidade social da comunidade”, disse a prefeita Irlahi Moraes (MDB).

O tenente-coronel Marcus Vinícius, do 24º BIS, explicou que o projeto será desenvolvido por meio do Programa Forças no Esporte (Profesp), presente em 92 cidades de todos os estados brasileiros, realizado em instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. No total são atendidas mais de 20.000 crianças, jovens e adolescentes, de 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

“O programa tem um alcance social muito importante porque trazemos para cá, crianças em situação de vulnerabilidade social para estimular nelas o que há de melhor, num convívio social sadio, com alimentação e a prática de atividades esportivas, reforço escolar, artes e música, conscientização da preservação do meio ambiente, e muitos atletas que hoje temos na corporação em outras localidades são oriundos desse programa que também revela grandes talentos”, destacou o tenente-coronel Marcus Vinícius.

O projeto atenderá aos alunos do 5º e 6º ano da escola Maria das Mercês Teixeira, localizada no Bairro Cidade Nova, com atividades semanais de reforço escolar, esporte e música no 24º BIS. “Os pais dos alunos solicitaram pra gente o desenvolvimento de um projeto social na escola e hoje estamos bem felizes em ter garantido esse apoio do Exército para realização das atividades”, falou Maria Antônia, diretora da escola.

Doação a vítimas de enchente

A reunião também teve o caráter de mobilização e solidariedade às famílias que estão sofrendo com as enchentes no povoado São Miguel, em Rosário.

Na oportunidade, o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão da OAB/MA, Rodrigo Reis, informou que no sábado, 30, acontecerá uma grande ação social no povoado com a entrega de alimentos e roupas. A iniciativa tem a parceria da Prefeitura de Rosário, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Exército Brasileiro.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.