O momento foi planejado para fortalecer o relacionamento das crianças com os familiares e aproximá-los das atividades realizadas no equipamento social do município, criado na gestão do prefeito Edivaldo

As crianças que são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Prefeitura de São Luís, participaram de evento alusivo à Páscoa nesta quarta-feira (28), na Casa do Bairro, equipamento social criado na gestão do prefeito Edivaldo. Além das crianças, o momento contou com a presença de familiares que prestigiaram as apresentações e participaram da reflexão sobre o verdadeiro significado da Semana Santa, período que desperta sentimentos como esperança, amor ao próximo e fé.

A diretora da Casa do Bairro, Eliane Santos, explicou que o momento foi planejado para fortalecer o relacionamento das crianças com os familiares e, também, aproximá-los das atividades que são realizadas no equipamento social do município. “A gente usa estratégias como essas para manter os pais por perto. Essa é uma ocasião muito oportuna para, a partir do real sentido da Páscoa, provocarmos uma reflexão sobre a importância da família e a esperança em um mundo melhor”, disse.

O momento contou com uma representação da Santa Ceia, onde todos os presentes participaram, e uma reflexão sobre a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Durante as atividades, os pequenos também se expressaram através de apresentações poéticas e musicais, resultado de um trabalho que é realizado constantemente com as crianças na Casa do Bairro.

“Trouxemos para esta manhã uma apresentação de cup song, proposta pelas próprias crianças que participaram das oficinas onde trabalhamos a música com os copos. Durante a preparação para a apresentação, também dialogamos sobre a Páscoa, refletindo sobre a data e a alegria e amor compartilhados especialmente nesse período”, disse o responsável pela oficina de música, Raybi Ferreira, que reforçou o desenvolvimento de atividades transversais, como os diálogos, durante as oficinas.

Exercendo o protagonismo infanto-juvenil, o estudante atendido pela Casa do Bairro, João Vitor Machado, 12 anos, declamou uma poesia sobre o significado da data. “Aprendi muitas coisas hoje e gostei muito de participar. Já tem mais de um ano que participo das atividades da casa e acho muito bom estar aqui”, contou o morador da área, participante de oficinas como as de capoeira, música, pintura e desenho, e de reflexões sobre temas como família e respeito.

CASA DO BAIRRO

A Casa do Bairro, equipamento da Prefeitura de São Luís, atende crianças, adolescentes e idosos moradores do Desterro e áreas vizinhas. O espaço foi criado como a proposta de revitalizar a área, promovendo a inclusão social e a redução do índice de criminalidade. No local, são desenvolvidas ações como oficinas de capoeira, música, dança, rodas de leitura e outras atividades socioeducativas e de saúde.

Além da qualificação e do lazer, as atividades realizadas buscam fortalecer sentimento de pertencimento e identidade, valorizando e respeitando as configurações sociais, locais, assim como os costumes, história e cultura.

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é desenvolvido nos equipamentos sociais da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), como a Casa do Bairro. O objetivo do serviço é oferecer atividades no contraturno escolar e realizar ações de caráter preventivo, para defesa dos direitos e desenvolvimento das potencialidades das crianças, adolescentes e idosos em situações de vulnerabilidade social.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...
A solidariedade e a fraternidade sempre estiveram presentes na gestão de Fábio Gentil, haja vista que ...
Rede Brasil News O primeiro emprego é uma experiência crucial na vida de adolescentes e jovens ...
Inaugurada no último final de semana, no município de Fernando Falcão, uma estrada vicinal de 17 ...
O fato aconteceu nesta manhã quando o militar perdeu o controle do seu veículo, bateu em ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.