O ano de 2018 já começou com boas perspectivas para os agricultores de Rosário. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento recebeu nesta quarta-feira, 21, a doação de três barcos Titan e 10 micro kits de irrigação, compostos, cada um, por caixa d’água, mangueira de irrigação e microaspersores, feita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

A assinatura do termo de doação foi feita em janeiro passado, entre o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Válter Costa, o assessor da CODEVASF no Maranhão, Guilherme Paz, e a então presidente da Associação dos Moradores do Alto do Pequizeiro, Valdilene Barbosa. Segundo Válter Costa, a segunda etapa do projeto será a entrega dos equipamentos à comunidade agrícola, o que irá acontecer durante a Feira do Agricultor, dia 27 de abril.

A doação foi viabilizada por uma parceria da Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, com a CODEVASF. “Com estes kits, os agricultores do Alto do Piquizeiro terão a oportunidade de aumento na produtividade, o que irá gerar benefícios tanto para a própria comunidade, quanto para o município, em geral”, destacou a prefeita Irlahi Moraes (PMDB).

Para Valdilene Barbosa, os equipamentos adquiridos irão facilitar os trabalhos no campo. Ela conta que, com os barcos, será possível não apenas aumentar a pesca, como transportar a população que trabalha na hortas localizadas do outro lado do rio Itapecuru. “Temos a sorte da prefeita Irlahi perceber as nossas necessidades, pois agora, com essas doações, poderemos aumentar nossa produção”, afirmou.

A doação é resultado de um projeto criado pelo vereador Jardson Frazão. “Uma agricultura moderna gera benefícios econômicos e qualidade de vida, o que atende diretamente nossos objetivos, que são o desenvolvimento de nossa cidade e o bem estar dos cidadãos rosarienses”, enfatizou o vereador.

Trabalho permanente

A doação dos micro kits de irrigação faz parte de um conjunto de ações planejadas e executadas pela Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria de Agricultura, desde o início da primeira gestão de Irlahi Moraes. “Trabalhamos em todas as frentes, para que o desenvolvimento seja efetivo e gere resultados para toda a cidade”, afirmou Válter Costa.

Dentre os projetos mais recentes executados pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca estão a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realização de cursos de qualificação para agricultores e filhos de agricultores, financiamento agrícola, trabalhos de melhoria das estradas e pontes, solicitação de caminhão para transporte de produção, construção do viveiro de mudas, dentre outros.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.