Trabalhos abrangem manutenção, desobstruções e limpeza de galerias e bueiros preparando a cidade para a época das chuvas

Com o objetivo de prevenir alagamentos no período chuvoso, a Prefeitura de São Luís intensifica os serviços de drenagem que já vem executando em vários bairros da capital. Entre as ações estão manutenção, desobstruções e limpeza de galerias e bueiros. O planejamento atende demanda de áreas que eram prejudicadas com a represa de águas das chuvas. Nesta semana, oito pontos estão no cronograma de trabalhos das equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

O secretário da Semosp, Antonio Araújo, destacou que os serviços buscam solucionar problemas de forma definitiva. “Estamos seguindo um roteiro que atende aos bairros com mais demandas neste setor e que mais sofriam neste período chuvoso. É uma orientação do prefeito Edivaldo que tem nesta área uma prioridade para que as pessoas possam trafegar nos locais onde moram e tenham mais condições de habitação”, pontuou o secretário.

Prosseguem nesta quarta-feira (24), as ações de drenagem na Avenida dos Africanos, que se estendem do bairro Sacavém ao Coroadinho. Trecho do canteiro na avenida foi ampliado para melhor escoamento das águas pluviais. Com a ação, o volume de água da parte mais alta vai passar à parte mais baixa e escoar pela galeria da faixa oposta. Antes da galeria, a água demorava para escoar.

Para o técnico em mecânica Vlademir Moraes, 50 anos, o serviço vai evitar prejuízos e sobressaltos. “Aqui a água impedia a gente de sair. Demorava a secar. Era complicado esse pedaço da avenida. Com a ampliação na faixa vai fazer toda diferença, porque agora vai escoar mais rapidamente”, disse ele, que é proprietário de um negócio na avenida.

Durante a semana, as equipes estão realizando obras de drenagem na Barragem do Batatan, na Avenida São Jerônimo, no Coroadinho e Coroado; e ações de manutenção da drenagem no Canal do Coroadinho, em trechos do bairro Cohapan, na Vila Sésamo-Liberdade, no Parque Timbiras e Avenida dos Africanos. “Estamos conseguindo solucionar problemas históricos de drenagem na cidade e este é nosso foco”, pontua o secretário da Semosp, Antonio Araújo.

A Prefeitura de São Luís realiza desobstrução dos canais de forma mecanizada, por meio de retroescavadeiras e já beneficiou bairros como o São Cristóvão, com a limpeza do canal localizado ao final da Avenida 2, e no canal afluente do Rio Paciência, nas proximidades da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

 

LIMPEZA

O trabalho das equipes da Prefeitura inclui ainda a limpeza e retirada de resíduos sólidos dos canais, galerias e bueiros. Na maior parte dos casos, os alagamentos são provocados pela obstrução destas estruturas, fruto do descarte irregular de resíduos. Para combater a prática do descarte incorreto, a Prefeitura de São Luís mantém, de forma regular, a coleta domiciliar, executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

Além da coleta domiciliar, os moradores contam com pontos específicos para eliminação adequada dos resíduos sólidos como, por exemplo, entulhos da construção civil, utensílios domésticos e móveis velhos que podem ser levados aos Ecopontos. Aliados às demais iniciativas de limpeza da cidade, os Ecopontos, distribuídos de forma estratégica pela capital, visam contribuir para a proteção da saúde pública e para a qualidade ambiental. Atualmente são nove equipamentos em funcionamento.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...
A solidariedade e a fraternidade sempre estiveram presentes na gestão de Fábio Gentil, haja vista que ...
Rede Brasil News O primeiro emprego é uma experiência crucial na vida de adolescentes e jovens ...
Inaugurada no último final de semana, no município de Fernando Falcão, uma estrada vicinal de 17 ...
O fato aconteceu nesta manhã quando o militar perdeu o controle do seu veículo, bateu em ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.