O evento acontece até a próxima quinta, 19, e irá debater as propostas elaboradas nas etapas regionais

Começou nesta terça-feira, 17, em São Luís, a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Maranhão, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Étnico Racial (CEIRMA). O evento, que acontece no espaço Orienta Eventos (Renascença), conta com a participação de representantes de todos os municípios maranhenses.

Ao todo, a IV Conferência Estadual contará com a participação de 350 pessoas, destes 310 na categoria de delegados, sendo 274 eleitos nas conferências regionais realizadas em Imperatriz, Chapadinha, Pinheiro, Pedreiras, Codó e São Luís, e 36 conselheiros natos do CEIRMA. De Rosário seguem para a Conferência Estadual são a superintendente de Igualdade Racial, Mauricéa Lopes, representando o Poder Público, e as agricultoras Eide Maria Martins e Maria Benedita, representantes da sociedade civil.

Estarão representados na Conferência Estadual, quilombolas, comunidades de terreiro, comunidades tradicionais, povos ciganos, povos indígenas, população LGBT, além de representantes do poder público voltados à promoção da igualdade racial e à defesa de direitos. O tema deste ano é ‘O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos’, que também norteou as seis etapas regionais. “Será um momento fundamental para levarmos ao âmbito estadual discussões que tivemos em nível local e as propostas geradas pelos debates”, destaca a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes (PMDB).

A conferência tem caráter deliberativo e é uma instância democrática de discussão, participação e contribuição coletiva para a construção da Política Estadual de Igualdade Racial. Entre os seus objetivos está a elaboração de diretrizes para a construção e o fortalecimento da referida Política. “Trata-se de um momento importante para unirmos esforços em prol do desenvolvimento de políticas públicas efetivas para os segmentos participantes”, enfatiza a superintendente de Igualdade Racial de Rosário, Mauricéa Lopes.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.