Uma comissão formada pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Valter Costa, e por agricultores do município de Rosário esteve no Centro de Produção de Mudas de Paço do Lumiar. A visita aconteceu no início desta semana e faz parte das ações que vêm sendo adotadas pela SEAGRI para potencializar os resultados obtidos no setor agrícola rosariense.

Durante a visita técnica, tanto o secretário Valter Costa, quanto Pedro Saraiva e Reginaldo Silva, escolhidos como representantes dos grupos agrícolas de Rosário, puderam conhecer o sistema de trabalho desenvolvido no Centro de Produção de Mudas. De acordo com Valter Costa, os métodos utilizados têm resultado em aumento na produtividade, o que é de interesse para o setor agrícola de Rosário. “Estamos em busca de formas que nos auxiliem a potencializar nossa produção e esta troca de experiência vai ser fundamental”, destacou o secretário.

Segundo Valter, a realidade da agricultura em Rosário, hoje, consiste na utilização de métodos que resultam em baixa produtividade e altos gastos, o que está na contramão do que vem acontecendo em outros estados brasileiros e no mundo. “Estas práticas antigas de produção geram atrasos e prejuízos, pois inviabilizam concorrer com a produção de outros locais, onde a logística e a tecnologia geram uma quantidade maior de produtos, com mais qualidade”, afirma o secretário. “Daí ser tão importante conhecer metodologias que nossos agricultores ainda não adotam e, assim, desenvolver um know how mais eficiente”, completa.

Valter Costa destaca que as atuais e modernas formas de produção estão mais adequadas com a realidade ambiental do mundo. “Temos que saber que a produtividade e o lucro são fundamentais. Mas é necessário que se produza em interação com o ambiente, sem desgastes do meio, ou seja, é preciso ter responsabilidade ambiental e social”.

Novos caminhos

O secretário Valter Costa destacou durante a visita que, atualmente, o setor agrícola de Rosário vem sendo encarado sob outras perspectivas. Ele conta que essa nova forma de trabalho tem agregado o produtor, entendido como peça fundamental no processo. “Entendemos que não é só a Secretaria que muda a realidade da produção do município de Rosário. Precisamos do agricultor, que é quem está na lida diária e sabe identificar as demandas do setor”.

Além de ações participativas, a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, contratou equipes técnicas multidisciplinares, que incluem veterinários, agrônomos, técnicos ambientais e agrícolas, para auxiliar na produção. Ele revela que a ação vem resultando em benefícios, como kits de irrigação que estão sendo distribuídos, acesso ao crédito consciente (quando o agricultor possui um projeto definido) e assistência técnica de qualidade. “Também estamos aguardando a chegada de mais dois caminhões e cinco barcos, para impulsionar a produção”, acrescenta.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...
Com sua contribuição você irá garantir que uma mulher tenha acesso à programas de educação, saúde ...
Blog da Sílvia Tereza O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) fez, na sessão desta terça-feira (23), ...
A Prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo (PCdoB) se fez presente e participou de mãos ...
O modelo de ensino integral implementado no Maranhão tem sido bem-sucedido, de acordo com uma pesquisa ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.