A etapa municipal faz parte do calendário dos jogos estudantis maranhenses

Aconteceu hoje pela manhã, 30, a abertura dos Jogos Escolares Rosarienses (JER), no Ginásio Ferreirinha, em Rosário. O evento conta com a participação de estudantes de 16 escolas do município.

Os estudantes disputarão partidas nas modalidades futebol de campo, futebol de salão, ciclismo, vôlei, dentre outras, tanto na categoria infantil, quanto na infantojuvenil. De acordo com o coordenador do JER, Dimas Tinoco, essa fase prepara e seleciona os melhores para as etapas regional, que acontece nos meses de junho e julho, e para a estadual. “Essa última está dividida entre os meses de agosto, quando acontecem as disputas para os times infantis, e outubro, para os infantojuvenis”, esclarece Cassiene Tavares, que também coordena os Jogos Escolares em Rosário.

Dimas Tinoco destacou que os JER são uma oportunidade para agregar estudantes em torno de atividades que colaboram para a formação cidadã. “É uma ação muito importante para o nosso município, pois, juntamente com a educação, o esporte transforma e melhora a realidade social e afasta nossas crianças e jovens dos perigos que rondam cada um deles quando saem às ruas”.

A opinião é partilhada pelo estudante Hugo Ryan, 13 anos. “Quero ter um futuro melhor e gostaria muito que fosse no esporte. Por isso, em vez de ficar pelas ruas, eu me dedico ao futsal”, revela.

Apoio

Os Jogos Escolares Rosarienses tem total apoio da Prefeitura Municipal. “Sabemos da importância social do esporte, por isso incentivamos e sempre iremos incentivar ações como essa, cujos resultados beneficiam toda a população”, destaca a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes (PMDB).

Para o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Ezequias Amorim, os Jogos Escolares proporcionam troca de conhecimento e de experiência entre os participantes. “Essa competição é um momento de socialização e, consequentemente, de aprendizado para nossos estudantes”, frisa Amorim.

Este aspecto também é lembrado pelo secretário Municipal de Educação, Joaquim Francisco de Sousa Neto. Ele conta que os trabalhos da Secretaria de Educação são

potencializados por parcerias como essa. “Este evento é um tipo de ação que propicia um aprendizado prático e desperta no estudante o interesse pela socialização”, afirma o secretário.

As disputas acontecem durante todo o dia, no Ginásio Ferreirinha.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...
Com sua contribuição você irá garantir que uma mulher tenha acesso à programas de educação, saúde ...
Blog da Sílvia Tereza O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) fez, na sessão desta terça-feira (23), ...
A Prefeita de Paço do Lumiar- Paula Azevedo (PCdoB) se fez presente e participou de mãos ...
O modelo de ensino integral implementado no Maranhão tem sido bem-sucedido, de acordo com uma pesquisa ...
Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.